O Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem um novo oficial na função. O coronel Jailson Aurélio Franzen transmitiu o cargo para o coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva na tarde desta sexta-feira, dia 5, no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis.
Durante a solenidade, Franzen recebeu uma homenagem de todo o efetivo em reconhecimento aos serviços prestados. O oficial retorna para o Oeste do estado, onde assumirá o comando do 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), em São Miguel do Oeste.
O coronel Fred é natural de Herval d'Oeste, no Oeste catarinense, e ingressou na PMSC no dia 3 de março de 1997. Ao longo de sua carreira, além dos cursos de formação e aperfeiçoamento, acumula diversas qualificações em áreas como gerenciamento de crise e policiamento montado. Sua trajetória na corporação também é marcada por diversas condecorações, incluindo o Brasão de Mérito e a Medalha Coronel Lopes Vieira.
Na formação acadêmica, Fred possui MBA e especializações em segurança pública, além de ser mestrando em gestão do conhecimento. Como oficial, exerceu funções de destaque como subcomandante e comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Fron), em Chapecó, e coordenador militar do gabinete do vice-governador do estado. Sua última função foi de chefe de gabinete do comando-geral da PMSC.
O que é o Estado-Maior-Geral da PMSC
O Estado-Maior-Geral é o órgão de direção-geral responsável, perante o comando-geral, pelo estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle de todas as atividades da corporação. O órgão desempenha um papel estratégico, atuando como centro de comando e de tomada de decisões para a instituição, além de assegurar que os objetivos e diretrizes sejam cumpridos de forma eficiente e alinhada.
Oeste Mais