A atuação de uma frente fria a partir de quinta-feira (4) muda o tempo em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Ao longo da manhã, a chuva avança pelas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e no Extremo Oeste, e depois gradualmente para as demais áreas catarinenses. A Defesa, inclusive, emitiu um aviso para temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (5).
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de “perigo potencial” para o Estado na quinta-feira, um em relação a ventos costeiros e outro a tempestades. Ambos valem até às 10h.
As temperaturas sobem pouco e não passam dos 24°C no Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Já entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte catarinense, os termômetros marcam de 27 a 30°C e aumentam as condições para temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo pontual.
A agitação marítima diminui em relação ao dia anterior, mas ainda são esperadas ondas entre dois e 2,5 metros em todo o litoral catarinense.
Entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira, as instabilidades ganham força e há condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e o Alto Vale do Itajaí, segundo a Defesa.
Na sexta-feira as condições para temporais diminuem, mas a chuva persiste de maneira moderada ao longo de todo o dia.
Quais são as recomendações da Defesa Civil?
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Veja a previsão do tempo de quinta-feira (4) para região:
Extremo Oeste
Temp. mínima: 14.8°C
Temp. máxima: 24.3°C
Sol, nuvens e chuva
NSC com Metereologista Piter Scheuer