As chuvas que atingiram Santa Catarina no último fim de semana causaram estragos em cinco municípios da Serra do Meio-Oeste. Foram registrados danos em 19 casas do Estado, com deslizamentos em Urubici e ocorrências decorrentes de chuvas intensas em Videira, Tangará, Lages e Curitibanos, de acordo com balanço da Defesa Civil nesta segunda (25).
Conforme o órgão estadual, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Videira, Água Doce, e Caçador, no Meio-Oeste, com 145 milímetros, 140 milímetros e 139 milímetros, respectivamente, registrados nas últimas 48 horas.
Chuva continua durante a semana
Entre as tardes desta segunda (25) e da terça-feira (26) a atuação de uma baixa pressão atmosférica irá reforçar a chuva em Santa Catarina, conforme a Defesa Civil. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais e eventuais deslizamentos.
As instabilidades mais intensas são esperadas entre o Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Alto Vale do Itajaí na manhã da terça-feira (26). A partir do final do dia, o sistema se afasta e a chuva perde força, mas o tempo ainda continua instável no litoral catarinense nos próximos dias.
Municípios registram danos
Duas famílias de Curitibanos, na Serra catarinense, foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros a deixarem as suas casas após uma queda de muro ser registrada na região. O município fará uma análise técnica do local.
Na SC-120, ainda em Curitibanos, uma pedra foi removida do Km 237,3 na manhã desta domngo. O local foi sinalizado e recebeu manutenção da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
Na Serra do Rio do Rastro, também na Serra catarinense, quedas de barreiras provocaram uma interdição temporária da rodovia na noite deste sábado (23). A via foi liberada, mas a Polícia Militar Rodiviária (PMRv) pede para que os motoristas dirijam com atenção.
Em Lages, a Defesa Civil registrou alagamentos em vias públicas. A cidade não teve desabrigados, desalojados e casas afetadas pelas chuvas.
NSC