Na manhã de quinta-feira (21), a Unoesc inaugurou o novo Laboratório Multiusuário de Simulação Realística no campus de São Miguel do Oeste. O espaço, voltado ao ensino e à prática na área da saúde, recebeu um investimento de R$ 1.816.445, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A cerimônia contou com a presença do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, do reitor da Unoesc, professor doutor Ricardo Antonio De Marco, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, pesquisadores, estudantes e demais autoridades. O laboratório será coordenado pelo professor doutor Eduardo Chielle.
O espaço possibilita simulações realísticas de atendimentos em saúde, como procedimentos clínicos, urgência e emergência, monitoramento de sinais vitais, uso de equipamentos hospitalares e diagnóstico por imagem. Também oferece recursos audiovisuais e tecnológicos que permitem treinos integrados em cenários que reproduzem situações hospitalares do dia a dia.
Além de atender estudantes e profissionais da saúde, o laboratório poderá ser utilizado para capacitar familiares e cuidadores de idosos, crianças e gestantes, bem como professores e funcionários de escolas, especialmente no manejo de emergências.
Estrutura moderna
O laboratório conta com manequins de alta fidelidade, simuladores de intubação e ginecologia, bombas de infusão, monitores multiparâmetros, ventilador mecânico, cardioversor e venoscópio. A infraestrutura inclui ainda ultrassons portáteis, câmera infravermelha, notebooks, tablets, camas hospitalares motorizadas, cadeira de rodas e mobiliário de apoio, garantindo alto grau de realismo nas práticas.
Segundo a Unoesc, o novo espaço será um marco para a formação qualificada de profissionais de saúde no Extremo-Oeste, promovendo aprendizagem ativa, segura e colaborativa.
Eduardo Oliveira / WH Comunicações