As secretarias de Educação e de Assistência Social, de São Miguel do Oeste, estão desenvolvendo o projeto “Inclusão Social dos imigrantes Haitianos e Venezuelanos através da Língua Portuguesa”.
Segundo a secretária Sisse Velozo, a intenção é ensinar Língua Portuguesa para imigrantes chegados do Haiti e da Venezuela, para facilitar sua comunicação e o acesso aos direitos civis básicos. Ela explica que serão realizadas aulas com 16 horas mensais, presenciais e remotas, e capacitação de 60 alunos, nos espaços de escolas municipais que já estão equipadas.
As inscrições serão realizadas no dia 19 de julho, das 18h às 20h, e no dia 24 de julho, das 8h às 11h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. As aulas terão início no dia 09 de agosto de 2021.
“Estamos fazendo uma ampla divulgação de como acontecerá este processo e como ter acesso ao mesmo. Fomos procurados pela Pastoral do Imigrante para que fossem ofertadas estas aulas de português para este público, que tem chegado aqui desde 2018. Na próxima fase, será feito um diagnóstico sócio linguístico para facilitar o agrupamento das pessoas na formação das turmas e, posteriormente, colocar em prática o curso”, comentou a secretária de Educação.
Fonte: AsCom