A partir de agosto, a população de São José do Cedro e os usuários da BR-163 passarão a contar com um viaduto que trará mais segurança e fluidez ao tráfego da região, segundo informou em nota a Torc, responsável pelas obras.
A construtora mineira informou que os trabalhos estão na fase de implantação de barreiras de concreto e está planejada para julho a pavimentação de acessos e do entorno da estrutura.
Em nota, a empresa informou que as intervenções no viaduto de São José do Cedro incluem recuperação do pavimento, melhorias no sistema de drenagem, instalação de dispositivos de segurança, sinalização e benfeitorias em acessos.Atualmente, a Tord conta com 102 colaboradores na frente de trabalho, que também entregará aos usuários novas vias marginais.
A conclusão do viaduto em São José do Cedro é uma demanda prioritária, pois oferecerá aos usuários uma interseção em desnível, solução de ponta na engenharia de tráfego. Esse tipo de estrutura evita que veículos cruzem as pistas em manobras de entrada e saída de acessos, eliminando um dos maiores riscos de colisão.
Em 25 de junho, em Chapecó, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou o andamento das atividades em São José do Cedro e garantiu que o Governo Federal disponibilizará os recursos necessários para que as atividades na BR-163 sejam executadas dentro do previsto.
"Faltavam recursos, mas não faltam mais. Isso porque o presidente, numa decisão firme, cobrou da equipe econômica a transferência de recursos porque ele quer ver o Oeste produzindo", afirmou o ministro.
As atividades da Torc na BR-163, além de criarem postos de trabalho, segundo a empresa estimulam o giro da economia da região em função das diversas parcerias firmadas com fornecedores locais.
RECUPERAÇÃO DA BR-163
O contrato assinado entre a Tord e o Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, prevê a execução de obras de ampliação da capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da BR-163 num trecho de 47,5 km, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.
O projeto prevê um investimento de R$ 240 milhões e os repasses são de responsabilidade do Dnit, sendo que cabe ao órgão federal a condução desse cronograma.
Dentre as melhorias previstas destaca-se a recuperação e modernização do pavimento, com a troca do asfalto por concreto, material de maior desempenho e durabilidade.
Além disso, haverá a implantação de terceiras faixas em pontos estratégicos e adequações no traçado, obras que aumentarão os padrões de segurança e fluidez em uma rodovia com tráfego intenso de veículos de carga.
Estão previstas ainda a construção de vias laterais, intervenções em interseções e acessos, paradas de ônibus, travessias urbanas e implantação de obras de arte especiais.
SOBRE A TORC
A Torc atua no setor de construção pesada há 55 anos. Com sede em Belo Horizonte (MG) e unidades de negócios em diversos estados brasileiros, a empresa desenvolve e executa projetos de rodovias, ferrovias, viadutos, barragens e demais obras de infraestrutura. Também está presente no setor de concessões rodoviárias, construção civil e armazenagem.