Na tarde de quarta-feira (23), integrantes do Comitê de Crise se reuniram, juntamente com diretores das escolas do município e secretário de Educação, Maicon Rosin, para analisar a situação nas escolas frente à pandemia.
O objetivo da reunião foi ouvir como está a situação na Rede Municipal e Estadual de Ensino, já que neste mês os casos registrados de crianças e adolescentes tiveram um aumento significativo.
Conforme os depoimentos dos diretores, as escolas são um lugar seguro, pois todos os protocolos são seguidos rigorosamente, especialmente pelas crianças menores, mas que uma das preocupações principais é em relação ao transporte escolar. Com isso, ficou definido que as escolas irão intensificar o trabalho de conscientização dos profissionais da educação, pais, alunos e empresas de transporte terceirizadas e caso não haja diminuição nos casos, discutiu-se a possibilidade de antecipar o recesso escolar.
Outra discussão importante foi a necessidade do acompanhamento psicológico às famílias que perderam entes queridos em função da covid-19 e com essa deliberação do Comitê, a Secretaria de Saúde já está articulando para na próxima semana iniciar o atendimento para as famílias que tenham interesse, seja em grupos ou individual.
Além disso, o secretário de Saúde, Cleber Rech, expôs gráficos em relação ao número de casos registrados no município desde o início do ano, onde ficou claro que a vacinação e os cuidados de prevenção têm trazido resultados positivos, já que a faixa etária mais acometida pelo vírus é entre 20 e 60 anos.
“Esse resultado traz um alívio, mas também uma preocupação, pois mesmo que Descanso tenha vacinado com a primeira dose 46% de toda a população, temos ainda uma alta na infecção, pois uma parcela da população ainda não segue as orientações” comenta Rech.
E é em função do descumprimento das orientações e pelo aumento no número de casos, que o Comitê vem tomando várias medidas restritivas e de conscientização para frear a contaminação. Nesse sentido, o Comitê avaliou o resultado dessas ações e em especial o impacto causado pela colocação das faixas e cruzes em dois pontos do município, que após surtir um efeito importante serão retiradas por deliberação do Comitê.
Ascom