A Secretaria de Saúde está realizando, por meio dos agentes comunitários de saúde, a busca ativa de pacientes que não compareceram para receber a vacina contra a Covid-19. Conforme o secretário da pasta, Cleber Rech, o trabalho tem dado resultado. “Como temos a lista das pessoas que deveriam receber a vacina de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, temos o controle e conseguimos realizar novamente a busca desses pacientes. Do grupo de comorbidades, por exemplo, vacinamos 847 pessoas, resultado dessa busca constante”, comenta.
Ele destaca que como o número de pessoas que fazem parte desse grupo é alto e a equipe precisou realizar a busca ativa, a vacinação da população em geral teve início no dia 12 de junho. “Iniciamos a imunização da população em geral um pouco mais tarde se comparar a municípios da região, mas isso porque temos um número alto de pacientes com comorbidades. De acordo com o cronograma, quando chegar na faixa etária dessas pessoas, elas já estarão vacinadas, ou seja, o trabalho desenvolvido agora, dará resultado lá na frente”, reforça.
Rech destaca que até o momento Descanso aplicou 4.939 doses da vacina, sendo 3.566 da primeira dose e 1.373 da segunda dose, além de idosos acima de 60 anos receberam a vacina, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiências crônicas, pessoas com comorbidades, profissionais da educação, caminhoneiros e pessoas de 59, 58, 57 e 56 anos.
O secretário comenta que o município recebeu doses de diferentes vacinas que serão aplicadas conforme a disponibilidade, não havendo possibilidade de escolha pela população. “O mais importante nesse momento é receber a vacina, para não correr um risco maior de contrair o vírus e precisar ser hospitalizado ou até ir para a UTI. Todas as vacinas repassadas pelo Ministério da Saúde são aprovadas pela Anvisa e tem eficácia comprovada, então pedimos a colaboração e compreensão de toda a população para que faça a vacina para se proteger”, destaca.
Ele ainda pontua que mesmo após a vacina é necessário seguir as orientações de combate e prevenção ao coronavírus. “Vamos continuar avançando nesse processo de imunização conforme o repasse de doses ao nosso município, mas precisamos que toda a população continue usando a máscara, o álcool em gel, a não aglomeração e os demais cuidados necessários, mesmo após receber a vacina”, completa.