A Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, estão realizando ações de conscientização no Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A informação é da Secretária de Assistência Social Ana Paula Reichert. Conforme Ana Paula as ações concentram-se na divulgação através de diversos meios, além da orientação para denúncias dos diversos tipos de violência contra o idoso.
Ana Paula explica que é considerado idoso qualquer pessoa acima de 60 anos. Sobre a violência contra a pessoa idosa, a Secretária menciona que podem ser: física, psicológica, negligência, sexual, patrimonial e também os casos de autoagressão e autonegligência. Sobre a violência física são caracterizados arranhões, beliscões, tapas, socos e afins. Já a negligência é quando acontece a privação de medicamentos, descuido de higiene e também abandono. A violência psicológica corresponde a agressões verbais, menosprezo e discriminações.
A Secretária alerta ainda que pessoa idosa também pode ser vítima de violência sexual, ou violência patrimonial - que consiste no uso não consentido de seus recursos financeiros e bens. Já a autoagressão e autonegligência também são consideradas formas de violência e caracterizam quando o idoso se priva de cuidados básicos e ameaça a própria vida ou saúde.
Ana Paula menciona que caso flagre qualquer tipo de violência contra o idoso, os munícipes podem realizar denúncias de maneira sigilosa, através do Dique 100, ou pode também procurar também a Secretaria de Assistência Social do Município, o CRAS ou a Policia Militar.
Cinthia Borsatto/ Assessoria de Gabinete e Imprensa