A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou a Operação Virtude, promovida pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), como parte da campanha “Junho Violeta”.
Esta iniciativa engloba ações ostensivas, educativas, preventivas e de pronto atendimento para combater a violência contra idosos.
No âmbito do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste, estão sendo realizadas palestras informativas sobre os direitos dos idosos, sinais de violência e medidas protetivas, além de visitas a lares de idosos e encontros comunitários para orientação e fiscalização.
As ações educativas reforçam o conhecimento sobre os canais de denúncia e as formas de proteção.
A violência contra idosos pode assumir várias formas, incluindo violência física, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro e patrimonial, sexual e discriminação.
Para denunciar, é possível utilizar o Disque 100, o telefone 190, o aplicativo PMSC Cidadão, ou procurar o Conselho do Idoso e a Secretaria de Assistência Social em sua cidade.
A Operação Virtude visa sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de proteção aos idosos, garantindo segurança e dignidade a essa população vulnerável.
PM