Foi realizada na tarde da última sexta-feira (04), uma reunião com os membros do Comitê de Crise do Município de Guaraciaba, para discutir restrições em virtude da Pandemia da Covid-19. A informação é da Secretária de Saúde e também Presidente do Comitê Daiane Dorigon.
Daiane menciona que essas medidas tomadas se devem em virtude do aumento significativo dos casos ativos de Coronovírus – 129 casos ativos no boletim do domingo – e os casos suspeitos – sendo 232 também pelo último boletim. Além das medidas, Daiane ressalta que é imprescindível que a população colabore, realizando o isolamento domiciliar quando orientado pela equipe médica, e também que procure atendimento junto à Sala de Triagem logo nos primeiros sintomas.
Sobre as restrições impostas do Decreto de número 108/2021 estão a suspensão da prática de atividades esportivas coletivas e recreativas, como futebol, carteados, dominó, bocha, 48, bilhar e outras modalidades que possam aglomerar pessoas, em estabelecimentos privados e públicos sediados na cidade e no interior deste município, inclusive aquelas de treinamentos realizadas por clubes e escolas.
Todas as atividades pertinentes a espetáculos, shows e música ao vivo. O funcionamento de casas noturnas também está suspenso. Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, fica proibido em qualquer horário, em postos de combustível e suas lojas de conveniência, e em áreas, como praças e parques, logradouros e vias públicas.
Já os estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação e bebidas, restaurantes, pizzarias, bares, choperias, poderão servir no local somente nos horários compreendidos 5h às 23h. Após esses horários, só será permitido o serviço de delivery ou venda balcão. Os estabelecimentos que oferecem as atividades de lojas de conveniência, especialmente em postos de combustível somente poderão efetuar a venda de balcão.
Ainda no Decreto consta que fica restrito o acesso aos estabelecimentos comerciais a somente uma pessoa do núcleo familiar, além do uso obrigatório de máscara, distanciamento dos demais, utilização de álcool gel. Para finalizar, Daiane menciona que as denúncias de irregularidades devem ser realizadas diretamente no 190 com a Polícia Militar.
Cinthia Borsatto/ Assessoria de Gabinete e Imprensa