O evento aconteceu no último dia 28 de maio no município de Guarujá do Sul com a participação também de apicultores de Princesa.

A atividade faz parte de um plano de capacitação com três etapas elaborado e desenvolvido pela Epagri buscando envolver os principais temas relacionados ao bom desenvolvimento da atividade pelos apicultores.
Nesta primeira etapa, o instrutor Neimar Gutbier da Epagri de Maravilha, abordou alguns temas relacionados ao manejo das abelhas preparando as colmeias para o enfrentamento do período de inverno.
Segundo Leandro Nestor Hübner, extensionista da Epagri de Princesa, "por se tratar de apicultores iniciantes na atividade, torna-se importante o fornecimento de informações básicas para que eles possam desenvolver as habilidades com a atividade focando naquilo que é fundamental para melhorar o desempenho das abelhas o ano todo".
Nesta etapa, os temas principais foram manejo alimentar das colmeias, padronização das caixas, conforto térmico para os enxames, troca de cera, junção de enxames fracos além de introdução ao manejo sanitário.
Todas essas práticas associadas fazem parte de um conjunto de ações que o apicultor deve ter o ano todo, para que em épocas adequadas os enxames estejam fortalecidos e possam aproveitar as boas floradas para grandes produtividades. Somente com capacitação continuada e aplicação destes conhecimentos no apiário é que poderemos obter bom rendimento com essa atividade.
Conforme Leonir Dilly, extensionista da Epagri de Guarujá do Sul, "para este ano, ainda estão programadas mais duas etapas de capacitação para este mesmo público, enfocando outros aspectos da produção, como manejos de primavera/verão, multiplicação e seleção de enxames, colheita e armazenagem do mel além de legislação para atividade".
Segundo o apicultor Gilberto Kuntz, participante da capacitação: "o curso foi bom pois percebi que muitas coisas eu fazia errado e agora vejo que fica mais fácil e melhor fazendo certo".
Marcelo José Becker destaca que, "como estamos começando com a atividade, o curso nos dá uma direção e orientação de como fazer para ser eficiente. A padronização das caixas e o manejo alimentar é importante para que a atividade seja mais fácil e rentável".
"Toda capacitação nos traz alguma informação que nos ajuda a trabalhar melhor com nossas abelhas. A prática nos mostra melhor como agir com elas", disse Fabiane Giehl, que também participou do curso.
As outras duas etapas acontecem em agosto e novembro, no município de Princesa.

Fonte/Leandro Hübner
Epagri/Princesa