Os vereadores Paulo Drumm (PSD) e Islona Medeiros apresentaram uma moção de aplauso parabenizando o jornalista, advogado e escritor Ageu Vieira pelo lançamento do livro “Vila Oeste: uma história de bravura e pioneirismo”. A homenagem foi defendida durante a sessão desta quinta-feira (22), durante a sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste.
Os vereadores afirmam que Ageu, por meio de seus livros, tem a capacidade de preservar a cultura e a história de São Miguel do Oeste e da região. “Por meio de suas obras, registra eventos, tradições, costumes e valores, permitindo que as gerações futuras conheçam e compreendam sua própria identidade cultural e os benefícios da leitura”, ressaltam os autores da homenagem.
“Ao retratar a sociedade em diferentes períodos históricos, o escritor contribui para a preservação e valorização do patrimônio cultural. Além de estimular a criatividade, despertando a imaginação dos leitores, com as histórias trazidas em seus livros, as pessoas podem explorar o desenvolvimento da sociedade do Oeste Catarinense”, acrescentam os vereadores.
Ainda, eles destacam que o livro “Vila Oeste: uma história de bravura e pioneirismo” é a quinta obra de Ageu Vieira; que é resultado de pesquisas em documentos, trabalhos acadêmicos e fotos históricas de diversos segmentos do município. “A obra resume a Marcha para o Oeste, uma saga de descendentes de imigrantes alemães, italianos e poloneses, entre outras etnias, atraídos pela promessa de vida melhor. Segundo o autor, o livro relata que o que eles encontraram foi uma imensa floresta, sem estradas, hospitais, escolas e igrejas, ou qualquer infraestrutura. Não havia escoamento da produção, nem emprego, apenas imensos desafios que levaram muitos a desistir. Mesmo em condições adversas, esses pioneiros construíram uma das melhores cidades do Brasil”, finalizam os vereadores.
Ascom