Na última semana, São José do Cedro registrou os primeiros casos de dengue deste ano. De acordo com informações do Agente de Endemias Matheus Romera, foram identificados cinco casos da doença. Destes, quatro foram reportados no Distrito de Mariflor, todos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, e um caso importado na área urbana.
Embora o número de casos não seja tão elevado em comparação com outras cidades da região, a notícia gera preocupação para as autoridades de saúde, pois o período atual favorece a proliferação do mosquito transmissor.
A situação da dengue em Santa Catarina tem gerado grande apreensão. Este ano, o estado já registrou cerca de 14 mil casos da doença, representando um aumento de 654% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde, em colaboração com o Setor de Epidemiologia, está se preparando para realizar uma ação preventiva. Na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, está programada a aplicação de fumacê tanto na área urbana quanto na rural do município. Essa medida visa combater os mosquitos transmissores da dengue, reduzindo assim o risco de novas infecções.
É crucial que a população esteja atenta e tome medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, além de buscar cuidados médicos ao apresentar sintomas da doença.
Cronograma Fumacê
Terça-feira 20/02/2024
Horário 6 às 7
Local: Centro da Cidade
Parte da Av. Salgado Filho.
Parte da rua Santos Dumont.
Parte do rua Padre Aurélio.
Rua Jaime Júlio Will.
Rua João XXIII.
E parte da rua São José.
Terça-feira 20/02/2024
Horário: 16h às 17h
Local: Distrito de Mariflor
Em caso de mau tempo, o cronograma e os horários podem sofrer alterações.
Ascom