O ciclone atípico identificado e nomeado como Akará segue em alto mar nesta segunda-feira (19), segundo monitoramento da Defesa Civil. A formação está entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente.
Com isso, o fenômeno favorece a ocorrência de chuvas esparsas acompanhadas de trovoadas no Litoral catarinense. Além disso, uma área de baixa pressão no Paraguai combinada ao aquecimento diurno favorece o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva, em trechos do Grande Oeste, se deslocando para os Planaltos e demais regiões a partir da tarde.
As temperaturas mínimas ficam próximas dos 13°C na Serra e variam de 16°C a 22°C nas demais regiões. No período da tarde se aproximam dos 30 a 32°C no Extremo-Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e variam de 25°C a 29°C nas demais regiões.
Na terça-feira, dia 20, o ciclone deve continuar em trajetória para Sul, com o centro posicionado na latitude do RS, ainda em alto mar, conforme a Defesa Civil.
Em SC, o dia começa com maior nebulosidade e condição para chuvas fracas, que dão lugar a aberturas de sol ao longo do dia. Nas áreas próximas ao Paraná, incluindo o Oeste, novamente há condições para temporais isolados no início da noite.
As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra, variam de 14°C a 17°C entre o Meio-Oeste, Litoral e Planalto Norte e de 18°C a 21°C nas demais áreas. Já as máximas variam entre 24°C e 27°C nos Planaltos e ficam na casa dos 29°C no restante do estado.