Notícias

Câmara presta homenagem à família Matana pelos “relevantes serviços prestados à comunidade”

homenagem foi defendida durante a sessão ordinária desta terça-feira (6) da Câmara de São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem à família Matana pelos “relevantes serviços prestados à comunidade”
Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores | Cópia da moção foi entregue a familiares de Odil e Melácia Matana pelo vereador Gica

O vereador Gilmar Baldissera (Gica – PP) apresentou uma moção de aplauso parabenizando a família de Odil Matana e Melácia Maria Christ Matana (em memória), na pessoa de sua filha Mieli Matana Dalsotto, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de São Miguel do Oeste, em especial à comunidade da Linha Alto Guamerim. A homenagem foi defendida durante a sessão ordinária desta terça-feira (6) da Câmara de São Miguel do Oeste.

O vereador destaca que a forma de voluntariado nas atividades comunitárias por eles desenvolvidas foram exemplares. Ainda, Gica cita que as participações dos homenageados em atividades religiosas, esportivas, comerciais e familiares foram sempre no sentido de elevar e promover o bem-estar dos seus semelhantes.

HISTÓRICO DOS HOMENAGEADOS

Odil e Melácia conheceram-se em 1978 e casaram-se em 1980. Após o casamento, foram morar na Linha Caxias. Desde aquela época Odil já começou a vender os primeiros produtos, vendendo de bicicleta e em cesta de vime, depois de carroça. Até seu falecimento foi a forma de renda com a qual sustentou a família e os filhos.

Durante mais de 40 anos de casados deixaram um legado de amigos, parceiros e conhecidos, devido a tantos envolvimentos com entidades e comunidade. O casal foi atuante na comunidade. Foram participativos na parte religiosa, sendo membros da Pastoral Familiar do município, coordenadores da catequese; Odil foi coordenador do Conselho da Comunidade; participavam de praticamente todos os cultos e auxiliavam nas tarefas e reformas da igreja.

Na área esportiva, Odil sempre gostou de ajudar. Foi sócio e presidente do Grêmio Esportivo Alto Guamerim; jogou bola até os últimos dias de sua vida; auxiliava nas festas esportivas, campeonatos do município e por último os torneios Veteranos e Master.

Melácia era mãe e dona de casa exemplar, se sentia bem em fazer o trabalho e cuidar da casa e dos filhos enquanto o marido se dedicava às vendas. Ela fez tratamento por diversas vezes contra a doença osteomielite. Melácia foi uma pessoa de fé incomparável. Era catequista, sócia e líder do Clube de Mães, membra da Pastoral Familiar, entre outras funções e atividades.

O casal foi responsável pela ideia e função dos primeiros passos do Grupo de Idosos do Alto Guamerim; eram voluntários em todos os encontros, e em poucos anos passaram a ser sócios. “Tiveram sempre tempo para tudo, como religião, esporte, família e amigos, servindo intensamente, apesar de partirem tão cedo”, diz o histórico.

Depois de aposentados, diminuíram o ritmo de trabalho, dando mais ênfase ao lazer. Aproveitaram para ir em festas e encontros diversos.

Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 27º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 12º
Céu nublado

Domingo
Máxima 20º - Mínima 9º
Céu limpo

Segunda
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu limpo

Terça
Máxima 23º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.