O governo de Santa Catarina reconheceu a situação de emergência nível 2 em cinco municípios da região Oeste e um na Grande Florianópolis. O decreto assinado pelo governador Carlos Moisés (PSL) foi publicado nesta segunda-feira (24) no DOE (Diário Oficial do Estado).
As situações de emergência foram homologadas por 180 dias a partir da data de publicação do decreto. O nível 2 é considerado de média intensidade e demanda a decretação de situação de emergência, enquanto o nível 3, a de estado de calamidade pública.
Na região Oeste, os municípios elencados foram Arvoredo, Concórdia, Mondaí, Paraíso, Seara e Serra Alta. Todos sofrem com a seca e o baixo volume de chuvas.
O decreto municipal nº 6.650, de 20 de abril de 2021, por exemplo, diz que a estiagem que assola o município de Concórdia desde junho de 2019, vem ocasionando a falta de água para consumo humano, principalmente, nas comunidades do interior. Além disso, a escassez de água para os animais prejudica a agropecuária.
Na última sexta-feira (21), a Defesa Civil de Santa Catarina informou que, até aquela data, 66 municípios catarinenses decretaram situação de emergência em função da estiagem.
Com o reconhecimento das situações de emergência, compete à Defesa Civil a aplicação de medidas para auxiliar os municípios atingidos.
Já o município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, teve reconhecida a situação de emergência pelo alto volume de chuvas registrado no dia 9 de março de 2021.
De acordo com a prefeitura municipal, o acumulado, em toda a região, se aproximou dos 84 milímetros em 12 horas e 14 milímetros em seis horas. A cidade sofreu com deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares.