O Governo Municipal de Descanso realizou na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião para definir como será realizada a operação da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos, localizada na linha Campinas.
A reunião contou com a presença do prefeito em exercício Nei Brugnerotto, o prefeito em férias Sadi Inácio Bonamigo, secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Lauxen, assessoria jurídica do Município, representantes da Casan, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e Eletropar, empresa responsável pelo projeto e construção da estação.
Durante a reunião, Bonamigo relatou os trabalhos já realizados na estação e solicitou a colaboração de todos para que a operação seja iniciada o mais breve possível. “Estive em reunião no mês passado com a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos que se comprometeu em dar os encaminhamentos para a Casan de Chapecó, posteriormente nossa equipe se reuniu outras vezes em Chapecó e mais uma vez em Florianópolis, com isso, hoje tivemos mais uma reunião para que nos próximos dias a Casan e a empresa que executou a obra, possam trabalhar juntas e dar andamento neste importante projeto que irá beneficiar sete municípios da região”, destacou.
Após tratativas, ficou definido que o Governo Municipal, Eletropar e a Casan trabalharão em conjunto durante seis meses para que a estação funcione em 100% de sua capacidade. “Ficou acordado que nos próximos 30 dias serão iniciados os trabalhos de forma limitada e transitória, sendo que a ARIS fará um levantamento atualizado de custos de operação e no dia 7 de julho será realizado um teste de funcionamento da ETE”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen.
Para o prefeito em exercício, Nei Brugnerotto, essa parceria trará bons frutos. “A finalização desse projeto é resultado de muito trabalho e essa parceria é um grande avanço para que possamos, em breve, dar o tratamento adequado ao esgoto e garantir ainda mais qualidade de vida para a nossa população”, finalizou.
Assessoria