Notícias

Queda na vacinação contra poliomielite acende alerta em SC

Meta de 95% na vacinação não é alcançada desde 2017

Queda na vacinação contra poliomielite acende alerta em SC
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é comemorado nesta terça-feira (24), mas a queda no índice de vacinação contra a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, preocupa a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), e acende um alerta para a possibilidade de retorno da enfermidade. A última vez que a meta de 95% de cobertura vacinal foi alcançada foi em 2017, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado.

O último caso de poliomielite no Estado foi registrado em 1989, e a última morte em 1987. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (agente que causa a poliomielite) desde 1990.

— A gente acredita que essa falta de familiaridade da população com a doença, já que não registramos casos de paralisia infantil no Estado há mais de 30 anos, acabou causando uma falsa sensação de segurança. As pessoas passaram a acreditar que a doença não pode retornar, mas é justamente isso que acontece quando baixamos a guarda, quando deixamos de lado a nossa barreira, a nossa proteção que é a vacinação —, afirma a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.

Queda na meta de vacinação em SC

Nos últimos anos, Santa Catarina teve uma queda no índice de vacinação, cuja meta é vacinar 95% da população, o que chegou a ser alcançado em 2015 (96%) e 2017 (95%). Desde então, no entanto, o percentual vem caindo: chegou a 83% em 2021, e 86% em 2022.

— Temos trabalhado em conjunto com os municípios, para voltar a alcançar aqueles índices de vacinação registrados nos anos de 2015, 2017, justamente para evitar o retorno da doença ao nosso convívio —, enfatiza Fialho.

Vacinação contra a poliomielite

A vacina contra poliomielite é indicada para todas as crianças menores de cinco anos. São três doses, e mais duas de reforço.

1ª dose: 2 meses com a vacina injetável
2ª dose: 4 meses com a vacina injetável
3ª dose: 6 meses com a vacina injetável

1º reforço: 1 ano e 3 meses com a vacina oral (gotinha)
2º reforço: 4 anos com a vacina oral (gotinha)

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina vai até o dia 28 de outubro, e os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação são oferecidos gratuitamente. Eles protegem contra mais de 20 doenças, inclusive a poliomielite.

Crianças que por algum motivo não tenham se vacinado contra a doença ou não tenham completado o esquema vacinal podem procurar uma unidade de saúde para colocar as doses em dia.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus que pode atingir crianças e adultos. Uma sequela é a paralisia dos membros inferiores. Não existe tratamento específico para a poliomielite, por isso a importância da vacinação, única forma de prevenção. A doença pode ser transmitida através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 21º - Mínima 10º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 25º - Mínima 8º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 29º - Mínima 18º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 27º - Mínima 8º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 11º - Mínima 7º
Céu encoberto com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.