A última terça-feira (25) de maio começou com geada e mínima negativa em várias cidades da Serra de Santa Catarina. Em Urupema, os termômetros marcaram -5ºC às 7h. Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi -4,34ºC no mesmo horário.
Na mesma região, em Urubici, a menor temperatura foi -3,8ºC, também às 7h. Ainda na Serra, em São Joaquim a paisagem ficou coberta pela geada e a mínima atingiu -2,3ºC (veja as fotos abaixo).
Já em Florianópolis, às 6h a mínima chegou a 5,3ºC no bairro Carijós. Em Criciúma, no Sul catarinense, a menor temperatura foi de 3,7ºC.
As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as temperaturas no estado.
As temperaturas abaixo de zero foram registradas também em Curitibanos, que começou o dia com --3,1ºC e em Frei Rogério, que registrou -2,4ºC. Em Fraiburgo, os termômetros marcaram -1,8ºC pela manhã e, em Brunópolis, chegou a -1,6ºC.
Apesar do frio intenso, o recorde de temperatura negativa registrada em 2021 não foi batido até as 8h. A temperatura mais baixa aconteceu no dia 28 de abril quando os termômetros marcaram -5,4°C em Urupema.
Previsão do tempo
Ao longo da terça-feira as temperaturas aumentam e o sol será presente em todas as regiões. O tempo deve ficar seco sem chuva, informou a Epagri/Ciram. Segundo a Defesa Civil, o mar deve ficar agitado e há risco de ressaca no mar.
Na quarta-feira (26), a previsão do tempo indica a continuidade do frio pelo estado. Na Serra e regiões mais altas do estado, o amanhecer tem mínimas previstas de -3°C e -4°C. Na quinta-feira (26), o frio intenso diminui.
Prefeituras oferecem abrigos
Com a previsão de frio intenso para os próximos dias em Santa Catarina, os municípios se preparam para atender a população em situação de rua. A ajuda para este grupo vem em forma de abrigo, refeições e doações.
Em todas as regiões do estado, equipes oferecem acolhimento com a ajuda da Defesa Civil estadual.
Fonte: G1.com