O ponto alto da Semana da Pátria 2023 foi na manhã dessa quinta-feira (7), com o desfile militar em São Miguel do Oeste. Nesse ano novamente o tradicional desfile ocorreu apenas com as forças armadas e as polícias. A única escola a participar foi a Cívico-militar, Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
A programação iniciou por volta das 8h, com o hasteamento das bandeiras e o Hino Nacional, seguido pela Hora Cívica. Por volta das 9h, a área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel e as ruas próximas já estavam lotadas pela população, aguardando o início do desfile.
O ato começou com a passagem da banda do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RCMec), seguido pela Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Protetores Ambientais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, alunos, professores e militares da escola cívico-militar e, por fim, os militares do Exército Brasileiro.
A programação seguiu com a Feijoada da Independência ao meio dia e o arreamento das bandeiras às 18h. Logo após foi feito o encerramento oficial da Semana da Pátria 2023. Para o ano que vem, já há conversas nos bastidores para o retorno das escolas e entidades no desfile.
Rudinei Heinle/ Portal São Miguel