Notícias

Relatório final de investigação sobre apagão levará até 45 dias úteis para ser concluído, diz ONS

Instituição tenta compreender como queda de linha no Ceará reverberou em todo o território nacional

Relatório final de investigação sobre apagão levará até 45 dias úteis para ser concluído, diz ONS
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira, 17,  que o relatório final sobre o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal na última terça-feira, 15, ficará concluído em até 45 dias úteis. 

Segundo o informe preliminar da instituição, há uma busca para compreender como o rompimento de uma linha no interior do Ceará conseguiu bloquear o fornecimento de energia para quase todo o território nacional. 

A interrupção de energia começou por volta das 8h30, com a queda de um cabo de transmissão entre Quixadá e Fortaleza, mas “isoladamente, um evento dessa natureza não é suficiente para ocasionar a perturbação observada”, salienta o documento divulgado pela ONS nesta quinta-feira.

Este desencaixe acionou equipamentos de proteção, e derrubou 46 linhas de transmissão, separando as regiões Norte e Nordeste do restante do país. Com isso, foi mobilizado o esquema regional de alívio de carga, denominado Erac, que derrubou o fornecimento de eletricidade de outras regiões. 

Segundo a ONS, após o apagão o sistema está funcionando “em condições mais conservadoras” a fim de garantir a segurança no fornecimento de energia. Esta medida segue o protocolo previsto após ocorrências deste tipo.
 
Jovem Pan
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sábado
Máxima 10º - Mínima 2º
Céu nublado

Domingo
Máxima 15º - Mínima 2º
Céu limpo

Segunda
Máxima 17º - Mínima 3º
Períodos nublados

Terça
Máxima 20º - Mínima 4º
Céu limpo

Quarta
Máxima 20º - Mínima 6º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.