Apagão -
Geral -
15/08/2023 01:48
Na regional de Chapecó, conforme a Celesc, 32 mil unidades ficaram sem energia durante o apagão registrado na manhã desta terça-feira (15)
Na regional de Chapecó, que compreende o Oeste de Santa Catarina, 32 mil unidades ficaram sem energia durante o apagão registrado na manhã desta terça-feira (15). As informações foram confirmadas pela Celesc.
A comunicação da Celesc informou que atua para fazer o levantamento do número exato de unidades afetadas, pois, segundo a Companhia, “o tempo sem fornecimento foi curto e impediu um registro preciso”.
A regional de Chapecó, que conta com 38 municípios, teve todas as cidades afetadas. Moradores relataram a falta de energia no início da manhã desta terça-feira, mas o fornecimento foi reestabelecido.
Apagão nacional:
A queda de energia foi por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O falta de energia ocorreu por volta das 8h40.
Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.
Entenda a causa do apagão
A Celesc informou que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.
Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional para manter o equilíbrio entre geração e consumo. Vinte estados mais o Distrito Federal foram afetados pelo apagão desta terça, diz a Celesc.
ND+
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806