Um a cada três brasileiros que compram na internet afirma que já sofreu alguma fraude ao consumir online, mas a maioria dos compradores diz que se sente seguro ao fazer isso, conforme um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o aplicativo de micro tarefas Pinion. Foram entrevistados 804 consumidores em todo o país.
De acordo com a pesquisa, as principais fraudes citadas pelos entrevistados são não recebimento do produto adquirido (57%) e recebimento do produto errado ou com defeito (33%). Na sequência, estão fraudes no cartão de crédito (31%), vazamento dos dados pessoais (17%) e fraude na geração de boleto (12%).
A maioria das pessoas (58%) afirma que costuma denunciar a fraude e os canais de denúncia principais são o site Reclame Aqui (40%) e o Procon (22%). Em 40% das fraudes denunciadas, a ocorrência não foi resolvida.
O levantamento ainda aponta que 38% dos compradores afirmam se sentir mais seguros ao fazer compras online em marketplaces, sites em que os produtos são fornecidos por diferentes empresas. AliExpress (25%), Magazine Luiza (21%) e Shopee (15%) são os sites onde os consumidores se sentem mais seguros, enquanto Casas Bahia (4%), Shein (6%) e Americanas (8%) aparecem em último lugar nesse ranking.
Os brasileiros sofreram ao redor de 284 mil tentativas de fraude de identidade em janeiro, dado mais recente, o que aponta que a cada nove segundos, um comprador é vítima, conforme um indicador da Serasa. A empresa dá dicas para os consumidores evitarem as fraudes, veja abaixo:
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado. É comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador.
• Tenha atenção com arquivos compartilhados e links em grupos de mensagens de redes sociais.
• Cadastre chaves do Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como agências ou aplicativo.
• Não forneça códigos de acesso ou senhas fora do site do banco ou do aplicativo.
• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão.
• Inclua informações pessoais e dados de cartão apenas se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.
Com informações do Valor Investe