Que a atividade física é importante você já deve estar cansado de saber, porém você acha que ela pode auxiliar na diminuição da ansiedade?
A resposta é: Com certeza!
Em primeiro lugar, a atividade física pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão física que muitas vezes acompanham a ansiedade – aquela dor nos ombros, pescoço que certamente você sente quando está tenso. Quando nos exercitamos, liberamos endorfinas no cérebro, o que nos ajuda a nos sentir mais relaxados e com mais energia. Esse efeito pode ser particularmente útil para pessoas que sofrem de ansiedade, pois pode ajudar a reduzir a sensação de tensão e preocupação constante.
Além disso, a atividade física pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que também pode ter um efeito positivo sobre a ansiedade. Quando dormimos bem, nosso cérebro tem uma melhor capacidade de regular emoções e pensamentos, o que pode ajudar a reduzir os sentimentos de ansiedade e preocupação.
A atividade física em grupos, como corrida, jogos de futebol, vôlei entre outros auxiliam na socialização, ou seja, na possibilidade de conversar e se distrair, o que poderá mudar o foco dos seus pensamentos.
Finalmente, a atividade física pode ajudar a aumentar a autoestima e a sensação de controle sobre nossas vidas. Quando nos exercitamos regularmente e nos desafiamos a melhorar nossa aptidão física, podemos sentir um senso de realização e autoconfiança. Essa sensação pode ser particularmente útil para quem sofrem de ansiedade, pois pode ajudá-las a se sentirem mais capazes de lidar com situações estressantes e preocupações diárias.
Então lembre-se, a atividade física pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. Mas é importante lembrar que cada pessoa é única, e que a atividade física pode não ser suficiente – sozinha – para diminuição da ansiedade e então sejam necessárias outras estratégias, para isso procure um especialista em saúde mental – psicólogo ou psiquiatra – que possa lhe ajudar.
Ainda, a quantidade de tempo e intensidade da atividade física para diminuição da ansiedade, vai depender de cada pessoa e suas particularidades e nisso um profissional da área poderá te auxiliar.
Gostou? Então me dê um feedback, é importante para mim saber se os conteúdos que trago aqui fazem sentido, também deixe sua sugestão de tema.
Aline Dendena
Psicóloga há mais de 11 anos.
Terapeuta cognitivo comportamental e especialista em avaliação psicológica.
Atualmente atuando como psicóloga clínica on-line e em Faxinal dos Guedes.
Instagram: @psialinedendena
alinedendena@hotmail.com