Um cachorro de grande porte foi resgatado de uma residência na tarde desta quinta-feira, dia 27, no município de Laurentino, no Vale do Itajaí, em estado deplorável e com grandes ferimentos. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil.
O caso chegou ao conhecimento das autoridades após um homem procurar a delegacia para informar que tinha visto o animal em um rancho, em uma propriedade abandonada e desabitada há anos, longe de vizinhos.
:::VEJA TAMBÉM:::
Delegado explica como foram as investigações da operação contra caça ilegal e maus-tratos a animais
Acompanhados de uma acadêmica de medicina veterinária, os policiais foram ao local e encontraram o cão, da raça Pastor Alemão
O animal tinha “odor insuportável de carne podre”, relataram as autoridades, e apresentava debilidade, com grandes ferimentos abertos, putrefação de várias partes do corpo, com bicheiras e sarna.
O cachorro também arrastava uma pesada corrente presa ao pescoço. Ele foi resgatado e levado para atendimento em uma clínica veterinária, onde foi medicado e submetendo a exames. Conforme a Polícia Civil, o estado de saúde inspira cuidados e a recuperação dependerá de como vai reagir ao tratamento.
Um inquérito para investigar o caso e tentar localizar o tutor foi aberto pelas autoridades. Caso seja identificado, o responsável responderá pelos crimes de maus-tratos, com pena de até 5 anos de reclusão.

