A Tupperware, marca conhecida pelos recipientes de plástico reutilizáveis utilizados para guardar alimentos por muito mais tempo, anunciou na última sexta-feira, dia 7, que havia contratado consultores financeiros em meio a uma crise de caixa.
Citando um cenário econômico desafiador e o aumento dos custos com empréstimos, a empresa admitiu que pode não ter recursos para continuar operando e que o status como um negócio viável está em dúvida.
Nesta segunda-feira, dia 10, no primeiro pregão após o anúncio, as ações Tupperware Brands Corp. despencaram 48,8% na Bolsa de Nova York, e o valor de mercado da empresa caiu para menos de US$ 100 milhões, em comparação com uma dívida de mais de US$ 700 milhões.
Em 2023, a empresa registrou receita de US$ 1,7 bilhão, ante US$ 2,7 bilhões uma década atrás. "A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações, e hoje [sexta] marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez", disse Miguel Fernandez, presidente-executivo da Tupperware Brands.
"A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira".
A pandemia obrigou pessoas a cozinharem em casa, e as vendas dispararam. O valor de mercado da Tupperware subiu para mais de US$ 1 bilhão no final de 2020, e a companhia acreditou que a demanda por embalagens plásticas de marca seria sustentada.
Marca é conhecida pela durabilidade e qualidade em potes e utensílios de cozinha (Foto: Catálogo Tupperware)
Surgimento da marca
Earl Tupper fundou o negócio em 1946. Ele prosperou graças às chamadas "festas Tupperware", nas quais grupos de mulheres vizinhas se encontravam e compravam os potes. A empresa ainda conta com a venda direta de centenas de milhares de distribuidores e vendedores independentes.