Notícias

Entenda como será o decreto de emergência na saúde em SC

Documento deve ser assinado nas próximas horas; melhoria na infraestrutura é o foco

Entenda como será o decreto de emergência na saúde em SC
Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom
A infraestrutura dos hospitais da Grande Florianópolis ganhou atenção nas últimas semanas, depois do aumento dos casos de dengue na região. O governo do Estado deve decretar situação de emergência para tentar melhorar os espaços, que segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, não são adequados na maior parte das unidades.
 
 O decreto, ainda de acordo com Zanotto, será assinado nesta terça-feira (28) pelo governador Jorginho Mello (PL). 
 
Por ora, a melhoria da infraestrutura vai se dedicar aos cuidados com a parte elétrica, hidráulica, revisão dos banheiros com troca de cerâmicas e também na construção de uma nova emergência pediátrica no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis. 
 
— Ele [o decreto] trata para nós fazermos intervenções rápidas nos nossos hospitais da Grande Florianópolis. Que intervenções são essas? São melhorias na infraestrutura para melhor acolhermos os pacientes que são atendidos nesses hospitais. Como uma nova emergência para o Hospital Infantil [Joana de Gusmão]: a emergência de lá não comporta, não tem climatização, não é um espaço acolhedor para os pacientes —  definiu Zanotto em entrevista ao Bom Dia SC, da NSC TV, nesta terça-feira (28). 
 
A unidade é uma das que enfrentaram superlotação nas últimas semanas. Um dos fatores que aumentou a demanda é justamente o número de infectados pela dengue. Em todo o Estado, são 3 mil doentes, 66 pacientes internados e duas mulheres jovens que morreram infectadas. 
 
Outro caminho que foi destacado pela secretária de saúde foi às ações nas unidades de atendimento básico. Zanotto afirmou que foram disponibilizados aos municípios da Grande Florianópolis R$ 10 milhões para que sejam feitas ações para atender mais doentes. 
 
— Nós compreendemos que precisamos aumentar o horário de atendimento nas unidades de saúde para que os pacientes possam ir nesses espaços para serem examinados, fechar o diagnóstico e receber atenção em especial em função do número de casos suspeitos de dengue em especial aqui na Grande Florianópolis — disse Carmen. 
 
Diário Catarinense
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sábado
Máxima 26º - Mínima 19º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 22º - Mínima 15º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 21º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 19º - Mínima 12º
Céu nublado

Quarta
Máxima 22º - Mínima 10º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.