A máquina de costura utilizada por dona Vilma Favero Migliavacca tem 65 anos e foi um presente dado pelo pai. É com ela que a idosa de 87 anos, moradora de Chapecó, confecciona roupas de boneca e doa as peças para crianças do Centro de Educação Infantil Aquarela.
Além das pequenas roupinhas, a idosa produz tapetes, chinelos e almofadas. A máquina também serviu por muitos anos para costurar e reparar as roupas do marido, filhos e netos.
“Eu cuidava da casa, trabalhava na roça, no moinho e sempre que sobrava um tempo, lá estava eu costurando. Os vizinhos me pediam para fazer vestidos para as crianças e eu adorava. Fazia com muito capricho. As minhas irmãs também costuravam, mas não tão bem quanto eu”, diz, sem falsa modéstia.
Costurar vestidos sempre foi a preferência dela. Assim surgiram as roupas de boneca. Por algum tempo, costurava e enviava para a creche, mas agora dona Vilma foi pessoalmente entregar as roupinhas. “Eu não imaginava que seria tão bem recebida. Eu fiquei muito feliz”, comemora.
“A dona Vilma é um exemplo de mulher. Usar seu dom em prol dos demais é uma atitude louvável. A Secretaria de Educação, em nome do CEIM Aquarela, juntamente com os professores, pais, conselho escolar e, principalmente, as crianças, agradece, de coração, à dona Vilma pelas roupinhas, vestidos, almofadas e também pelo carinho e amor na confecção das peças”, expressa a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo.
“Eu acho que esse é o dom que Deus me deu e eu pretendo costurar por muito tempo. Se eu ficar sem minha máquina, eu fico doente”, finaliza a idosa.
Oeste Mais