O animal foi encontrado pelos policias, o qual estava amarrado nos fundos do galpão da propriedade. No momento em que a guarnição chegou na propriedade, o autor dos fatos não estava no local, no entanto chegou logo depois e foi abordado. Conforme a PM, o autor do furto não acatou as ordens da guarnição oferecendo resistência, dizendo que o cavalo seria dele e que não acataria a ordem da guarnição, bem como não sairia preso do local.
Ainda, conforme a Polícia Militar, por várias vezes foi verbalizado com o autor, no entanto, o homem continuou não colaborando,
Ainda, conforme a Polícia Militar, por várias vezes foi verbalizado com o autor, no entanto, o homem continuou não colaborando, inclusive ameaçando guarnição. Diante do fato, com o apoio da guarnição da Polícia Militar Ambiental que estava deslocando para Bandeirante, foi realizada a imobilização do autor e a prisão do mesmo. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. Depois de realizado os procedimentos, o cavalo foi devolvido para o seu proprietário.