Notícias

SC registra aumento na cobertura vacinal infantil e alcança meta de imunização

Aumento positivo em relação aos números de 2020 e 2021 mostram o resultado positivo das campanhas de conscientização

SC registra aumento na cobertura vacinal infantil e alcança meta de imunização
Foto: Ricardo Wolffenbuttel /SECOM

O Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) comunicou que a cobertura da vacina tríplice viral atingiu a meta de 97,5% da população imunizada. Santa Catarina vem registrando uma queda nas coberturas vacinais desde 2016, porém desde 2019 o cenário vem mudando.

A VTV (Vacina de Tríplice Viral) que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, a meta de cobertura vacinal alcançada em 2022 foi de 97,5 %, superando o ano de 2019 que obteve 96,10%. Nos anos de 2020 e 2021, a secretaria notou uma diminuição na cobertura vacinal, no total apenas 87,3% fora estava com o calendário em dia.

“Foram meses de esforço combinado entre todas as esferas de gestão em saúde, o Estado assumiu a responsabilidade pela realização das campanhas publicitárias, bem como a distribuição das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde e os insumos necessários, e agora surge então o resultado de toda essa operação”, relata o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Neto.

O diretor de vigilância epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, o trabalho de conscientização realizado pelo Estado e municípios deve ser associado ao resultado positivo.

“Há alguns anos temos enfrentado esse grande problema de saúde pública que é a queda das coberturas vacinais, o que deixa a população vulnerável a inúmeras doenças. Então, o nosso trabalho para recuperar a confiança da população nas vacinas têm sido prioritário e constante. Ter voltado a alcançar a meta de vacinação da tríplice viral depois de dois anos em baixa é motivo de comemoração, porque o esforço das equipes mostrou resultado”, avalia o diretor.

Além da divulgação de informações corretas sobre as vacinas e sobre o risco da não vacinação, os órgãos de saúde se empenharam em realizar diferentes estratégias que vão desde campanhas de vacinação, ações de busca ativa da população não vacinada por meio das equipes de atenção primária à saúde, atividades de vacinação em escolas, terminais de ônibus, praças, centros comerciais, assim como pela quebra de barreiras para a vacinação, como a não obrigatoriedade de apresentação de comprovante de residência para vacinação.

Demais vacinas do calendário de imunização

Apesar de não ter atingido ainda as metas do CBV (Calendário Básico de Vacinação) das crianças, os números já demonstram um cenário mais favorável se for comparado com o ano de 2021.

No caso da vacina BCG (Bacilo Calmette Guérin) , por exemplo, em 2021 a cobertura vacinal foi de 69,61% e, este ano, já está em 81,84%. As coberturas das vacinas contra o rotavírus; a pentavalente; a pneumocócica; a contra a poliomielite; a meningocócica C; e a contra a hepatite A seguem a mesma tendência de alta em comparação ao ano anterior, todas com coberturas acima dos 85% até o momento.

Desde a primeira sinalização da queda da cobertura vacinal, seguindo recomendação dos técnicos em epidemiologia, o governo do Estado dispôs seus técnicos e recursos financeiros para que fosse possível voltarmos com a imunização aos patamares definidos pelos protocolos em saúde.


ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Terça
Máxima 25º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva moderada

Quarta
Máxima 20º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva moderada

Quinta
Máxima 25º - Mínima 9º
Céu limpo

Sexta
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 24º - Mínima 9º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.