Os bloqueios nas rodovias de Santa Catarina após as eleições entram no segundo dia e podem causar desabastecimento de três alimentos no Estado até o fim da semana, se o movimento persistir.
O presidente da Ceasa-SC (Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina), Rudinei Amaral, explica que, como a Grande Florianópolis tem um bolsão verde, ou seja, muitos agricultores que abastecem a central estão conseguindo chegar com veículos pequenos.
Já os alimentos que vêm de fora do Estado, como a batata inglesa, a cebola e o mamão papaya, envolvem maior distância e podem faltar em Santa Catarina. “Mas acreditamos que até sexta-feira esteja tudo normalizado e não deve chegar a faltar essas mercadorias”, pondera Amaral.
Segundo reportagem da NDTV, os supermercados ainda não registraram falta de alimentos.
Em nota, a entidade afirmou que “enquanto representativa de mais de 20 mil empresas do Transporte Rodoviário de Cargas em Santa Catarina, responsáveis pelo emprego de mais de 90 mil colaboradores e ciente de sua responsabilidade com o cidadão catarinense, o Sistema Fetrancesc reprova atos de bloqueios e impedimentos do tráfego de quaisquer veículos”.
Schneider argumenta que “torce para que o país possa voltar a ter uma normalidade e que tenhamos respeito às instituições e o direito da sociedade como um todo”.
ND+