A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune crônica que afeta múltiplos órgãos, principalmente intestino delgado (fino). Ela acontece quando pessoas geneticamente predispostas ingerem glúten.
O glúten corresponde a um grupo de proteínas não solúveis em água que estão presentes no trigo, centeio e cevada e são amplamente utilizados no processamento de alimentos para dar à massa as propriedades de cozimento desejadas, adicionar sabores e melhorar a textura.
Pode afetar todas as faixas etárias, incluindo os idosos; mais de 70% dos novos pacientes são diagnosticados acima dos 20 anos.
:::Confira mais artigos, AQUI:::
As manifestações clínicas são variadas:
- Alterações evacuatórias como diarreia;
- Perda de peso ou déficit de crescimento (em crianças);
- Anemia;
- Sintomas abdominais;
- Esofagites (refluxo e eosinofílica);
- Alterações neurológicas;
- Osteoporose;
- Alterações em exames laboratoriais hepáticos;
- Linfoma;
Entre outras...
Devido ao dano causado a mucosa intestinal há perda da área da superfície absortiva, além de redução de enzimas digestivas acarretando em diminuição da absorção de micronutrientes como vitaminas lipossolúveis, ferro, B12 e ácido fólico.
É uma doença que pode ter consequências sérias e merece o correto diagnóstico e acompanhamento multidisciplinar com Gastroenterologista e Nutricionista, visto o tratamento ser a exclusão do glúten da dieta.
Dra. Talita Chiesa - CRMSC 24696 RQE 21935
Atendimento: Em Dionísio Cerqueira (anexo Clínica Médica Dra. Géssica Casagrande) - telefone (49) 99169 – 5427.
E Maravilha (anexo Clínica Grellmann) – telefone (49) 99169-5427