As chuvas que caíram no final da tarde e noite de quarta-feira (19), e seguiram nesta quinta-feira (20), deixaram estragos em vários municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Em Santa Helena, alguns agricultores registraram 90mm de chuva em poucos minutos. A enxurrada danificou as estradas, cabeceiras de pontes e, principalmente, lavouras.
O prefeito Blásio Hickmann percorreu na manhã desta quinta-feira o interior e registrou diversos danos. “Há perdas na agricultura, pois teve locais que a força das águas abriu valetas nas plantações e causou estragos. Tem outros lugares aonde cercas foram danificadas pelo grande volume das águas em riachos”, relata.
A equipe da Secretaria de Agricultura, acompanhada por membros da Defesa Civil, foram para diversas localidades na manhã desta quinta-feira para fazer registros, levantar dados e informar o órgão estadual dos prejuízos causados pelas chuvas.
Hickmann afirma que, em relação as estradas e pontes, diversos trabalhos tinham sido concluídos recentemente e com a chuva torrencial, estradas e pontes foram novamente danificadas. “São situações complicadas, mas a nossa equipe de máquinas já desobstruiu os locais e, com cuidado, a passagem está liberada nas estradas”, complementa. No entanto, algumas pontes permanecem encobertas pelas águas e a passagem não é indicada, pois pode ter danificações nas cabeceiras.
Ascom