Após período de pandemia vivido pela Covid-19 em nível global que acabou trazendo novas formas de aprender e ensinar, a Secretária de Educação e Cultura do Município, Simone Trevisol, destaca com satisfação os índices alcançados no IDEB.
Após vivenciar tal período com aulas remotas, materiais impressos sem a presença física de um professor diariamente em sala de aula, mais uma vez mostramos que somos capazes e podemos manter os índices estáveis em São José do Cedro.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O município alcançou com os anos iniciais nota 7, mantendo o mesmo resultado do IDEB que foi divulgado em 2019. Já o ensino fundamental alcançou nota no IDEB de 6,5, houve uma redução de alguns décimos, sendo que em 2019 o índice era 6,9. Reiterando que este resultado se aplica as instituições que são geridas pela rede municipal.
A educação nunca parou, conforme comenta Simone Trevisol, investimentos em parquinhos, melhorias nas escolas são feitas constantemente, são pensadas ações como formação continuada aos professores e servidores da rede municipal, implantação do sistema unificado de ensino aprende Brasil, investimentos em computadores em sala de aula e notebooks a todos os professores efetivos do município, reajuste salarial dos professores de acordo com o piso salarial do magistério entre tantas outras melhorias na educação para que o índice continue crescendo.
Fonte: Assessoria de Comunicação