Notícias

Faltam testes em meio à explosão de casos de dengue

O Estado tem hoje apenas seis mil unidades, que foram reservadas para situações especiais - casos graves de dengue, gestantes ou óbitos suspeitos, por exemplo

Faltam testes em meio à explosão de casos de dengue
Foto: Divulgação

Secretarias municipais de Saúde foram avisadas que não há testes de dengue disponíveis em Santa Catarina. O Estado tem hoje apenas seis mil unidades, que foram reservadas para situações especiais - casos graves de dengue, gestantes ou óbitos suspeitos, por exemplo. Somente nos meses de março e abril, o Laboratório Central (Lacen) fez 20 mil testes de dengue.

O comunicado sobre a falta de testes chegou aos municípios nesta semana e causou preocupação quanto ao monitoramento do avanço da dengue. Desde o início de abril, a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) já havia flexibilizado os diagnósticos de dengue nas cidades com transmissão sustentada, reduzindo o envio de amostras ao Lacen.

As prefeituras têm feito o diagnóstico com laboratórios privados - o que não era usual no controle da dengue - ou por meio de avaliação da condição clínica do paciente em consulta. Outra análise utilizada é o exame de sangue comum, com contagem das plaquetas. São maneiras alternativas de manter a notificação de casos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde diz que a falta de testes é reflexo de um represamento no Ministério da Saúde, que está com problemas na aquisição. No caso do RT-qPCR, o fornecedor teve problemas na produção dos kits e suspendeu a entrega dos lotes encomendados pelo governo federal. Outro teste com problemas de fornecimento, segundo o Estado, é a pesquisa de antígeno NS1. A crise sanitária na Ásia e até a guerra na Ucrânia teriam impactado no envio dos testes ao Brasil, segundo o Estado tem informado aos municípios.

municipais de Saúde relataram preocupação quanto ao controle da curva epidemiológica da dengue sem testagem regular. O Estado tem, até agora, mais de 230 notificações de casos de dengue com sinais de alarme e 13 casos de dengue grave. São 16 óbitos confirmados, e outros 13 em investigação.

Dagmara Spautz/ DC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Terça
Máxima 20º - Mínima 10º
Períodos nublados com chuva fraca

Quarta
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu nublado

Quinta
Máxima 21º - Mínima 10º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 23º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 23º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.