Notícias

Operação “Última Parada” prende estudante de Direito e desarticula grupo suspeito de furtos e tráfico

Ação da Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e busca no bairro Efapi; cinco pessoas foram presas

Operação “Última Parada” prende estudante de Direito e desarticula grupo suspeito de furtos e tráfico
Foto: Polícia Civil, Divulgação

Um estudante de Direito, de 29 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (20), em Chapecó, durante a operação “Última Parada”, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina para desarticular uma associação criminosa suspeita de furtos de módulos eletrônicos de caminhão, receptação e tráfico de drogas. Ao todo, cinco pessoas foram presas, entre mandados de prisão preventiva e flagrantes.

A ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva contra investigados moradores do bairro Efapi.

Conforme a Polícia Civil, as investigações começaram em setembro de 2025, após a repetição de furtos de módulos eletrônicos de caminhões em Chapecó e em outros municípios do Oeste catarinense. Cada equipamento furtado tem valor estimado entre R$ 10 mil e R$ 60 mil.

De acordo com a apuração, dois suspeitos foram identificados como responsáveis diretos pelos furtos: o estudante, natural de Porto Alegre, apontado como líder do grupo, e um homem de 42 anos, natural de Pato Branco. Ambos possuem antecedentes, principalmente por crimes de roubo e receptação.

Os furtos, segundo a investigação, ocorriam durante a noite, especialmente nos fins de semana, quando os caminhões estavam estacionados em postos de combustíveis ou em empresas.

Um terceiro investigado, de 30 anos, natural do Paraguai, foi identificado como responsável por receber e revender os módulos furtados, dividindo os valores obtidos com os demais integrantes do grupo.
Prisões, drogas e materiais apreendidos

Durante o cumprimento dos mandados, cerca de 30 policiais civis participaram da operação, com apoio de unidades especializadas e delegacias da região. Em uma das residências, um homem de 20 anos, natural de Chapecó, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela comarca de São José, na Grande Florianópolis.

No mesmo imóvel, ele e a companheira — irmã de um dos investigados — também foram presos em flagrante por tráfico. No quarto do casal, os policiais localizaram balança de precisão, além de porções de ecstasy, cocaína e maconha fracionadas para venda.

Nas casas dos demais investigados foram apreendidas armas de fogo sem registro, munições, dinheiro, aparelhos hospitalares de origem ilícita, rádios comunicadores e diversos módulos de caminhão. Outros dois autos de prisão em flagrante foram lavrados.

Segundo a Polícia Civil, os cinco presos permaneceram em silêncio durante o interrogatório e foram encaminhados ao sistema prisional de Chapecó, onde permanecem à disposição da Justiça. O inquérito deve ser concluído no prazo de dez dias.

Oeste Mais 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 28º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 28º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 28º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Segunda
Máxima 28º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 27º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.