A Administração Municipal de São Miguel do Oeste concluiu, na última semana, a terceira e última coleta de materiais recicláveis do interior em 2025. Segundo o secretário de Agricultura, André Zapani, a ação superou as expectativas e recolheu cerca de 60 toneladas de resíduos, número acima das coletas anteriores.
Zapani destaca a adesão crescente dos produtores rurais ao programa, mesmo com o clima desfavorável. “Apesar da chuva e do frio, conseguimos manter os roteiros e os produtores atenderam ao chamado”, afirmou.
A última etapa da coleta costuma ser a mais volumosa. Segundo Zapani, isso se deve à proximidade do fim do ano, quando os agricultores costumam fazer limpezas gerais nas propriedades. “Isso naturalmente gera mais resíduos, e o volume deste ano foi dentro do esperado”, explicou.
Expansão prevista para 2026
Pensando no próximo ano, a Administração estuda aumentar para quatro o número de coletas anuais. A ideia é reduzir o tempo de armazenamento de resíduos nas propriedades. “Muitas vezes esses materiais ocupam espaço e incomodam os produtores. A quarta coleta deve facilitar a vida no campo”, pontuou o secretário.
Zapani também elogiou a conscientização dos produtores quanto aos materiais que podem ou não ser descartados. “Ainda houve alguns itens fora do padrão, mas com o apoio da Acomar, conseguimos orientar e dar destino correto”, finalizou.
Ascom