Notícias

Trump sanciona projeto que encerra a maior paralisação da história dos EUA

Projeto foi sancionado poucas horas depois que a Câmara dos Deputados, controlada por republciano, aprovar o mesmo texto por 222 votos a favor e 209 contra

Trump sanciona projeto que encerra a maior paralisação da história dos EUA
Foto: Reprodução / YouTube | arquivo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou um projeto de lei que põe fim à paralisação do governo americano, chamada de shutdown. Com isso, a maior paralisação da história do governo do país chegou ao fim. As informações são do g1.

Trump assinou o projeto poucas horas após a Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos, aprovar o mesmo texto. O projeto foi aprovado por 222 votos a favor e 209 contra.

A paralisação ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal dentro do prazo e o governo fica sem dinheiro para manter serviços e pagar servidores federais. Após a sanção do presidente, o governo poderá voltar a funcionar plenamente em poucos dias. A normalização do sistema aéreo, no entanto, deve levar mais tempo.

O texto aprovado na Câmara prorroga o financiamento do governo até 30 de janeiro de 2026 e, por isso, Congresso terá de aprovar um novo orçamento antes dessa data para evitar outra paralisação no início do próximo ano.

O acordo também impede que Trump demita servidores até 30 de janeiro e garante o funcionamento do programa de assistência alimentar conhecido como “SNAP” até 30 de setembro de 2026.

Entenda o shutdown

A paralisação geral nos Estados Unidos ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal antes do início do ano fiscal, que, no país da América do Norte, começa no dia 1º de outubro. Sem a autorização formal para gastar, o governo é forçado a suspender as atividades consideradas não essenciais, pois fica sem fundos para manter os serviços e pagar a maioria dos funcionários federais.

Serviços vitais, como segurança nacional, policiamento e controle de tráfego aéreo, geralmente continuam operando, mas os funcionários podem ser forçados a trabalhar sem remuneração imediata.

É o que acontece com a NASA, que manteve em funcionamento apenas as operações consideradas essenciais para a segurança da humanidade, como a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e os satélites que monitoram a Terra no espaço.

 
NSC
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 25º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva fraca

Sexta
Máxima 27º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 27º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 24º - Mínima 18º
Céu nublado com chuva moderada

Segunda
Máxima 24º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.