A grande final do 2º Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira ocorreu nesse domingo (9), em Florianópolis. Na categoria infantojuvenil, a campeã foi Gabrielly Scotton, de Concórdia. Já na categoria geral, o vencedor foi Endrios Rodrigues, de Meleiro.
Na categoria geral, o segundo lugar ficou com Jeff Marino e o terceiro com Raquel Saragoça. Entre os jovens talentos, Kyara Isabelli conquistou o segundo lugar e Taciana Baixo ficou em terceiro.
Os 21 finalistas se apresentaram na megaestrutura montada na Beira-Mar Norte, que chamou a atenção e foi palco de muita emoção.
“É uma oportunidade que o artista catarinense tem de se revelar. É o palco que eles possam mostrar o que tem no coração e na alma. Foi apertado as notas e a diferença foi pouca. Parabéns a todos que participaram!”, compartilhou o governador Jorginho Mello durante a revelação.
A final contou ainda com um show especial do cantor Daniel ao lado da Camerata Florianópolis. O evento foi gratuito e atraiu moradores e visitantes para a orla da capital.
Saiba mais sobre os vencedores do Santa Catarina Canta de 2025 – categoria geral
Endrios Rodrigues – Endrios, de 15 anos, começou a cantar em 2023, na gincana da escola. Desde então, não parou. Sua inspiração é a mãe Evânia, de quem herdou a paixão por cantar. Segundo Endrios, todas as canções são em homenagem à ela e à sua madrinha na música: Marília Mendonça. Recentemente, lançou sua primeira música autoral, chamada “Uma canção para Meleiro”, um tributo à sua terra natal.
Jeff Marino – paranaense de nascença e catarinense de coração, Jeff é natural de Curitiba, mas vive em Florianópolis desde o 1º ano de vida. A relação com a música começou no berço, quando a mãe o levava à igreja. Aos nove anos, já tocava e cantava no grupo de louvor. O Santa Catarina Canta é sua primeira experiência em um festival e sua família — a esposa Fernanda e as filhas Marina e Valentina — está a todo vapor na torcida.
Raquel Saragoça – A chapecoense encara a música como um verdadeiro serviço, sentindo-se mensageira em cada apresentação. Para superar a timidez, a artista de 17 anos conecta-se com Deus, acreditando que nunca sobe ao palco sozinha. Este é o primeiro festival em que participa, marcando o início de sua trajetória musical. Filha de Noeli e Robson, Raquel traz fé, coragem e dedicação em cada interpretação.
Saiba mais sobre os vencedores do Santa Catarina Canta de 2025 – categoria infanto juvenil:
Gabrielly Scotton – Representando Concórdia, a cantora dedica-se à música desde muito jovem e busca constantemente aprimorar sua performance para alcançar novos patamares. Já se apresentou em diversos eventos municipais e particulares e, em 2024, foi semifinalista da 1ª edição do Santa Catarina Canta. Filha de Liana e Anderson, segue determinada em sua trajetória artística.
Kyara Isabelli – Filha de Solimar e Clasi, Kyara Isabelli acumula 15 anos de idade marcados por festivais e eventos musicais. Kyara forma com o pai a dupla “Pai e Filha”, que estreou neste ano. Além de se apresentar, atua como professora de técnica vocal, buscando realizar o sonho de viver da música ao lado da família. No ano passado, em parceria com Thaís, Kyara conquistou o primeiro lugar na categoria Infantojuvenil da 1ª edição do Santa Catarina Canta.
Taciana Baixo – Com 11 anos, Taciana Baixo, de Florianópolis, tem uma trajetória precoce na música. Iniciou aos três anos e, aos cinco, já havia formado sua primeira banda de rock na escola. Quatro anos depois, criou um tributo ao grupo ABBA. É fã de teatro musical e aspirante a atriz. A música corre na família: seu avô, o Vito Canhoto, foi um grande acordeonista e inspiração para as gerações seguintes. Filha de Renato e Milene, irmã de Luis e neta de Marisa, Taciana leva adiante a paixão musical que atravessa sua família.
Sobre o festival Santa Catarina Canta
O festival percorreu 23 cidades catarinenses, promovendo audições regionais e avaliando 460 cantores entre mais de 1.300 inscritos. A iniciativa reuniu representantes das sete regiões do estado – Norte, Sul, Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Extremo Oeste, Serra e Grande Florianópolis – revelando artistas de diferentes estilos e trajetórias.
Santa Catarina Canta é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis. O projeto tem como objetivo valorizar artistas catarinenses, fortalecer a cena musical do estado e ampliar o acesso da população à cultura.