Foi aprovado na noite de segunda-feira (20), em segundo turno pelos vereadores e vereadora da Câmara de Municipal, o Projeto de Lei nº 72/2025 que prevê a implantação do estacionamento público rotativo pago em Maravilha. A proposta é de autoria do Poder Executivo e agora segue para sanção do prefeito.
Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Maravilha, Layana Miotto, o objetivo da medida é atender a uma demanda antiga da população e dos comerciantes, diante da dificuldade de encontrar vagas disponíveis nas áreas centrais da cidade. A medida está sendo desenvolvida em conjunto com o Departamento de Trânsito.
Antes do envio do projeto ao Legislativo, a Administração Municipal contratou a VIA 11 CONSULTORIA, ESTUDOS E PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA LTDA, empresa especializada para realizar um estudo técnico completo, com base em dados atualizados do município, como o número de habitantes, frota de veículos, análise por ruas, horários de pico, entre outros critérios. Durante o período de regulamentação da Lei, também serão definidos a quantidade de vagas a serem criadas e as vias onde elas serão inseridas, contando com o embasamento do estudo técnico realizado no município. O levantamento indicou que o estacionamento rotativo pago seja implementado em trechos de vias centrais, como por exemplo, em parte da Av. Araucária e outras ruas e avenidas próximas.
A secretária explica que a implantação do sistema será feita de forma gradual, dividida em fases. Antes de avançar para as próximas etapas, a Administração Municipal pretende realizar avaliações de impacto da medida.