A Defesa Civil de Santa Catarina mantém o monitoramento constante da frente fria que avança pelo Estado e provoca instabilidade desde a madrugada de domingo (21). Os primeiros registros de temporais foram observados no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, além de ocorrências no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Segundo a Defesa Civil, 15 municípios foram atingidos pelos temporais até o momento. Além disso, 136 habitações foram afetadas. Nenhum óbito foi registrado. Neste domingo, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Joinville foram as regiões que registraram danos devido ao clima.
De acordo com atualização do Aviso Especial emitido pelo órgão, há risco associado a temporais intensos entre este domingo e a segunda-feira (22). Até o início da tarde deste domingo, as regiões mais afetadas são o Grande Oeste e a divisa com o Rio Grande do Sul. A partir da tarde, a instabilidade se desloca e deve atingir outras regiões catarinenses.
Alerta de temporais severos
No Grande Oeste, o alerta é para temporais mais severos até o início da noite, com possibilidade de deslocamento para o Vale do Itajaí e o Norte do estado entre a noite e a madrugada de segunda-feira.
Apesar da expectativa de que os temporais percam força durante a madrugada, a chuva permanece persistente, com intensidade moderada a forte até o final da manhã da segunda-feira. Em seguida, a aproximação de uma massa de ar seco deve favorecer a melhora gradual das condições climáticas, inicialmente no Oeste e, posteriormente, nas demais regiões, incluindo o Leste catarinense.
Entre os cuidados recomendados pela Defesa Civil estão evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante as tempestades e desligar aparelhos elétricos em caso de descargas atmosféricas.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).