Corpo de Bombeiros -
Geral -
22/08/2025 07:33
A ação nacional busca padronizar o atendimento a mulheres vítimas de violência e envolve todo o efetivo do batalhão.
O 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) de São Miguel do Oeste começou, na tarde desta quarta-feira (20), o ciclo de instruções internas para a Operação Integrada Shamar. A iniciativa é uma ação nacional de combate à violência contra a mulher, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A capacitação, que segue até o dia 4 de setembro, visa padronizar os procedimentos de atendimento e acolhimento às vítimas, baseados em uma diretriz interna do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O treinamento é direcionado a todo o efetivo do batalhão, incluindo bombeiros militares, comunitários e a equipe administrativa.
Foco no acolhimento e atuação conjunta
Durante as aulas, os bombeiros recebem orientações sobre temas essenciais para a abordagem humanizada e técnica. Os tópicos incluem o acolhimento da vítima, a preservação de vestígios e o sigilo das informações. Além disso, são abordados protocolos específicos para o atendimento pré-hospitalar e a importância da atuação conjunta com outros órgãos de saúde, segurança e assistência social.
A Operação Shamar busca intensificar as ações preventivas, educativas e de atendimento, reforçando o compromisso das forças de segurança na proteção e na promoção dos direitos humanos das mulheres.
Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações do CBMSC
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806