As refinarias por todo o Brasil começaram a produzir a nova gasolina E30 na sexta-feira (1°). Essa nova composição contém 30% de etanol. Essa nova composição da gasolina E30 foi aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e teve aval do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Testes foram feitos em laboratório com diferentes veículos sob o comando do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Critérios para a decisão da nova gasolina E30
O governo federal adotou dois critérios para a decisão sobre a nova gasolina E30. No âmbito comercial, adicionar etanol na gasolina vai deixar o Brasil menos vulnerável à flutuação internacional do preço do petróleo, que é negociado em dólar.
O país é autossuficiente em cana-de-açúcar e seus derivados, mas importa gasolina para abastecer o mercado interno.
Quando a gasolina E30 entra em vigor?
A gasolina E30 entrou em vigor no Brasil a partir da sexta-feira, (1º de agosto), na maioria dos postos de combustíveis do país.
Foi aprovado 30% de álcool na gasolina?
As novas misturas para combustíveis vendidos no Brasil foram determinadas pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Houve um aumento do percentual de etanol na gasolina, passando de 27% para 30%.
Segundo o ministério de Minas e Energia, após a adoção da medida da nova gasolina E30 haverá uma economia de até R$ 0,20 por litro de gasolina comum para o consumidor final.
Segundo o governo federal, para chegar à medida foram feitos testes pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com a participação de agentes como a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).
O secretário nacional de petróleo e gás e biocombustível Pietro Mendes disse à época sobre a nova gasolina E30 que “todos os testes indicaram que não havia diferença significativa da utilização de 27% para 30% do etanol”.
Quais são os três tipos de gasolina?
Gasolina comum
Como o próprio nome sugere, a gasolina comum é mais fácil de ser encontrada em postos de combustível, além de ser a mais conhecida pelos consumidores, O fato de possuir enxofre em sua composição aumenta a emissão de poluentes, além de acumular detritos no motor ao longo do tempo.
Esse combustível de cor amarela pode trazer cerca de 25% de etanol anidro. Essa gasolina gera menor custo por litro e tem custo-benefício melhor para altas velocidades e tem custo-benefício melhor para altas velocidades, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Por isso, ela é mais recomendada a veículos de menor performance que trafegam em rodovias.
Gasolina aditivada
Em tese, a gasolina aditivada é do mesmo tipo da comum, mas conta com outros aditivos na composição que a tornam de cor esverdeada. Esses elementos impedem o acúmulo interno de detritos, além de realizarem a limpeza no motor. Com isso, mantém-se a combustão correta.
Dessa forma a gasolina aditivada aumenta o rendimento do veículo, desde que ele tenha sido fabricado com uma potência mais elevada.
Ao contrário da gasolina comum, a aditivada é recomendada para altas velocidades e é a melhor opção para o “anda e para” das cidades, de acordo com a ANP. Porém, vale ressaltar que esse tipo de combustível não aumenta a potência do motor, embora muitos acreditem.
Além disso, abastecer de forma repentina com gasolina aditivada um veículo que só recebe gasolina comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e carburadores.
Gasolina premium
Existe um tipo bem diferente de combustível em relação às anteriores. E em vários aspectos, a começar pelo preço, muito mais caro. Devido à sua octanagem, a gasolina premium promove uma queima bastante eficiente e aprimora o rendimento do veículo.
Com isso, aumenta-se também a vida útil do motor, reduzindo a emissão de poluentes. A gasolina premium é própria para veículos com altas potências e não faz sentido aplicá-la em modelos mais convencionais ou antigos, tanto para o aproveitamento em si como para o seu bolso.
ND+