Durante um patrulhamento de rotina, a Polícia Militar Ambiental flagrou uma grande área de desmatamento com uso de maquinários na tarde desta quinta-feira, dia 10, nas margens da BR-282, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis.
Durante a ação, a polícia se deparou com a movimentação de terra e a supressão de árvores nativas por meio de máquinas pesadas. No local, foram identificadas duas caçambas, um trator de esteira com lâmina de nivelamento e uma máquina de esteira do tipo draga, todas em atividade no momento da abordagem.
Diversas árvores nativas de diferentes espécies foram derrubadas na área, mas, devido ao soterramento da vegetação, não foi possível contabilizar o número exato de área suprimida.
Diante da gravidade da situação, novas investigações serão realizadas para mensurar a extensão total da área degradada e avaliar os impactos ambientais causados pela ação.
Conforme a PMA, os responsáveis pela intervenção irregular serão responsabilizados nas esferas administrativa e criminal, conforme prevê a legislação ambiental vigente.
Para denunciar desmatamento ilegal, a população pode entrar em contato com as autoridades através do Disque-Denúncia (181), o Linha Verde (0800-618080) ou o Fala.BR, portal do governo federal para denúncias. Além disso, é possível contatar a Polícia Ambiental ou o Ibama diretamente.
Oeste Mais