Notícias

Adolescente que matou criança em escola do RS não mostra arrependimento, diz delegado

Polícia Civil busca entender quais foram os motivos do ataque

Adolescente que matou criança em escola do RS não mostra arrependimento, diz delegado
Foto: Reprodução Site Rádio Uirapuru FM

O adolescente de 16 anos que matou uma criança e deixou três feridas em uma escola municipal de Estação, no Norte do Rio Grande do Sul, não demonstra arrependimento e nem tem consciência do que fez. A informação foi divulgada pelo delegado José Roberto Lukaszewigz, responsável por interrogar o agressor na terça-feira (8), horas após o ataque. Com informações da GZH. 

Em depoimento, o adolescente assumiu a autoria dos fatos. Agora, as investigações da Polícia Civil buscam entender quais os motivos do ataque.

— Falamos [com o agressor] ontem e ele assumiu a autoria dos fatos. Mas claramente tem uma perturbação mental: durante a entrevista, ele olhava para o lado e parecia estar falando com outra pessoa, como se fosse um amigo imaginário. É bem alterado e não demonstrou arrependimento nem tem consciência do que fez — disse o delegado. 

A Justiça determinou a internação provisória do adolescente por 45 dias, como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante o período, ele deve passar por julgamento e dependendo da decisão, o tempo de internação pode chegar a três anos. 

— Estamos trabalhando com o Departamento de Informática da Polícia Civil, de Porto Alegre, que analisa o celular dele. Em depoimento, ele não especificou qual a motivação para o ataque. Nas entrevistas que tivemos, demonstrou claramente o desvio psicológico. 

O adolescente passou por uma consulta com psiquiatra no dia anterior ao ataque, mas não é possível afirmar que qualquer diagnóstico tenha relação com o ato de violência. O quadro médico não está esclarecido, informou o delegado. 

— A família tinha conhecimento desse quadro, mas nunca houve qualquer ato violento antes. Ele não tinha antecedentes policiais, nunca brigou com ninguém na escola, nem tinha inimigos, por exemplo. Tanto é que [o adolescente] disse que escolheu a escola aleatoriamente. 

Como foi o crime 

O caso foi registrado por volta de 10h desta terça-feira após o adolescente entrar na escola “de forma tranquila” por já ser conhecido pelos funcionários, como contou o coronel Carlos Aguiar, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Norte (CRPO Norte). 

— Ele disse que queria entregar um currículo e pediu para ir no banheiro. Então causou uma surpresa geral quando começou o ataque — disse. 

Depois, entrou na sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde atingiu três estudantes e uma professora. Foram encontradas três facas com ele. 

O zelador Luís Carlos dos Santos foi o responsável por desarmar o adolescente ao atingi-lo com uma pá nas costas. O agressor também tentou entrar na sala do quinto ano. Os alunos da escola foram acolhidos pela aposentada Ercina Dalacorte, de 76 anos, que viu as crianças fugindo do local.

— Vi que as crianças começaram a correr para o meio da rua, achei que fosse um incêndio. Eram todos pequenos, fiquei com muita pena porque eles choravam e me abraçavam — conta.

 
NSC
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 22º - Mínima 8º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu nublado

Domingo
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu nublado

Segunda
Máxima 23º - Mínima 11º
Períodos nublados

Terça
Máxima 24º - Mínima 10º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.