Xanxerê -
Policial -
07/07/2025 02:18
Veículos transportavam areia com sobrecarga que danifica o pavimento público e aumenta riscos de acidentes; empresa e mineradora serão investigadas por crime contra o patrimônio.
a tarde da última sexta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou duas carretas na BR-282, em Xanxerê, transportando um total de 64 toneladas de excesso de peso. Os veículos, ambos da mesma empresa transportadora e carregados com areia, chamaram a atenção dos policiais devido à sua lentidão e ao visível achatamento dos pneus.
Ao serem levados para a pesagem em balança, a suspeita foi confirmada. O primeiro bitrem registrou 90,1 toneladas, muito acima do limite legal de 57 toneladas para esse tipo de veículo, resultando em um excesso de 33,1 toneladas, uma sobrecarga de 58%. A segunda carreta, também da mesma transportadora e com a mesma carga, pesou 88 toneladas, excedendo em 31 toneladas o peso permitido.
Tanto a empresa transportadora quanto a mineradora responsável pelo embarque da areia foram autuadas por dano ao patrimônio público, conforme previsto no Código Penal. O Boletim de Ocorrência policial será encaminhado ao Ministério Público Federal. Os dois bitrens foram retidos no pátio da PRF em Xanxerê e só foram liberados após a remoção de toda a carga excedente.
A PRF ressalta que o excesso de peso em veículos de carga causa severos danos ao pavimento asfáltico, resultando em buracos, rachaduras e desníveis, cujos custos de reparo recaem sobre a sociedade. Além disso, veículos operando com sobrecarga têm seus sistemas de freios e suspensão comprometidos, elevando significativamente o risco de acidentes e colocando em perigo a vida do motorista e de outros usuários da via.
Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações da PRF
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806