Notícias

PEDRAS NO CAMINHO. Este é o principal assunto de Roger Brunetto em sua coluna desta semana

Além de outros temas, o graduado em Jornalismo e Direito também aborta a razão e emoção, cautela ao deduzir e coragem. E tem muito mais.

PEDRAS NO CAMINHO. Este é o principal assunto de Roger Brunetto em sua coluna desta semana
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

 

PEDRAS NO CAMINHO I

Toda escolha implica em uma renúncia. E haverá tristeza no percurso. Não raro a pessoa pensa que se o caminho escolhido fosse outro não existiria. Está equivocada. Não aconteceriam as decepções que vivencia. Mas seria acometida de outras. Ou seja: Independente da escolha vai se deparar com obstáculos. Apenas serão diferentes.

Tipo o homem que diz que se não tivesse casado tudo seria melhor. Então resolve se separar.  Esquece que a vida de solteiro pode ser prazerosa no início, mas depois, geralmente, causa muito mais problemas que a vida conjugal.

Tanto é verdade que, após um tempo, os homens reatam com as esposas ou casam com outra. Isso é apenas um exemplo.

 

PEDRAS NO CAMINHO II

Todos terão alguma complicação. Em todas as circunstâncias. Mesmo o bilionário. Haverá sempre o medo de ser assaltado, sequestrado e até mesmo de perder toda a fortuna.

Ou seja: Sua vida não será sossegada. Como a de um miserável também não. Só que por motivo oposto:  escassez de dinheiro. E muitos pertencentes à classe média geralmente são intranquilos por querer de todo jeito, de alguma maneira, fazer parte da classe alta.

 

PEDRAS NO CAMINHO III

Independente do que for, não existe escolha, situação, condição ou seja lá o que for que proporcionará a felicidade e tranquilidade plena. Isso é utópico.

O que pode diferenciar é a proporcionalidade. Mas isso depende de como a pessoa encara a realidade do seu estilo de viver devido a suas escolhas.

Quem sabe, inclusive, essa é uma das razões de vários milionários morrerem aos 60 anos de idade. Geralmente infartados. Por outro lado, há vários que vivem na miserabilidade beirando os 100 anos e desfrutando de boa saúde física e emocional. É que nunca se estressaram.

*Comentários elaborados por meio de uma entrevista com o jornalista, filósofo, advogado, professor e palestrante, Clóvis de Barros Filho.

 

NÃO QUERIA, MAS SINTO PENA I

Admito que, embora relutante, sinto compaixão pelas massas. Estou falando daqueles que escolheram não se educar. Preferem a ociosidade ao estudo. Seu sustento é escasso. É que o desejo por diversão trivial supera o impulso de se desenvolver.

São indivíduos que se deixam enganar por cumprimentos efusivos por pessoas cuja intenção é explorá-los ou aproveitá-los de alguma forma.

 

NÃO QUERIA, MAS SINTO PENA II

Em debates acalorados sobre determinada situação, frequentemente alimentados pelo álcool, defendem pontos de vista sem fundamentação, limitando-se ao escasso conhecimento sobre a questão.

Carentes de instrução. Incapacitados. Descrentes. Desmotivados. São, na essência, “viciados em falsos elogios”, que servem como consolo e energia para ‘seguir adiante’ e continuar com suas vidinhas.

 

A IRONIA DOS QUE SE VESTEM DE OURO COM AS MÃOS SUJAS

Eles se pavoneiam pelas ruas, reluzindo como se fossem feitos de pura nobreza. Mas por trás do brilho, escondem-se as manchas de suas ações ilícitas. Eles riem alto em festas suntuosas. Brindam suas astúcias.

Mas como é vazia a vitória quando o troféu é uma “consciência pesada”. Porque até o mais rico dos vilões pode descobrir que o verdadeiro preço de suas ações “não é contado em cifrões, mas em noites sem sono e dos olhares desconfiados”.

 

“SINAIS QUE A PESSOA NÃO ESTÁ MUITO BEM”

-Está tão perdido que até o Waze pediu um mapa para encontrá-lo.

-É tão avoado que confundiu a senha do Wi-Fi com a do Banco e agora está online, mas sem dinheiro.

-Está tão fora de órbita que a NASA está tentando estabelecer contato.

-Vive com a cabeça nas nuvens que já pediu licença para um avião passar.

-É tão distraído que colocou óculos de sol para assistir ao eclipse lunar.

-Vive tão no mundo da lua que já tem endereço fixo por lá.

-É tão sonhador que vendeu a cama e comprou uma rede de capturar estrelas.

-Está tão fora do normal que quando tenta pensar fora da caixa, se perde no caminho de volta para a caixa.

-É tão excêntrico que até suas ideias precisam de GPS para não se perderem.

 

SÃO MIGUEL E REGIÃO NO GLOBO RURAL

São Miguel do Oeste e região foram apresentados com destaque no Globo Rural especial, comemorativo pelos 60 anos da Rede Globo de Televisão. No último domingo foi exibido o programa gravado no início do ano na Linha Alto Guamerim e em outros locais da cidade, abordando a importância da imigração europeia na colonização regional.

O escritor Ageu Vieira foi entrevistado. Ele afirmou que o desenvolvimento da região de fronteira tem como base a imigração de várias descendências, como de imigrantes alemães, italianos, poloneses e a mistura com os descendentes de todas as origens.

Uma reportagem especial sobre o cooperativismo e a Cooperativa Terra Viva foi exibido mostrando a exuberância econômica da região. Chamou atenção também a existência de um consulado da Romênia em funcionamento em Iporã do Oeste.

 

MAIS DO QUE MERECIDO

Parabéns à Câmara de Vereadores de São Miguel por conceder a moção de aplauso ao bem-sucedido empresário da construção civil Astor Kist. Homenagem mais do que justa.

Além de conceituado por suas obras, por meio da Conak, em várias cidades do Estado, Kist também se destaca como vice-presidente Fiesc. Ele já exerceu outros cargos. Em muito colaborou e colabora para o desenvolvimento de São Miguel e região.

NAS ENTRELINHAS

O mundo gira. A cada amanhecer um novo dia. O tempo passa e é implacável.

E aqueles que subiram alto demais com asas de falsidade podem esperar pelo dia em que o vento da verdade os derrubará.

 

RAZÃO X EMOÇÃO

Muitas vezes, dominados pelos gritos da emoção, esquecemo-nos de ouvir a razão. Quando isso acontece geralmente cometemos equívocos. Generalizar é um deles. Tipo condenar 100 por atitudes cometidas por dez.

E, nessas ocasiões, sorrateiramente, a decepção aproveita nossa fraqueza para nos contaminar. E o resultado, quase sempre, são decisões precipitadas que geram mais desapontamentos.

 

CAUTELA AO DEDUZIR

Basear-se por dedução é ingênuo. É inócuo. É inútil. De nada vale. Sempre se deve considerar a reputação, mas sem máscaras. Tem e deve ser a genuína. A legítima.  Enfim, a verdadeira.

Não são poucos os que julgam e apontam o dedo considerando o que deduzem. E geralmente erram em suas conclusões. A sabedoria recomenda prudência quando deduzimos. Independente sobre o que ou quem seja.  

Pior são os que deduzem considerando o tal de “ouvi dizer”. Não há segurança apropriada na veracidade, seja boa ou má.

 

DICA

É fundamental tratar com respeito as pessoas. Sem distinção. Mesmo com quem foi desrespeitoso com você.

Evite ofensas. Aja com grandeza. Desta forma estará contribuindo com a harmonia nas relações sociais. Se cada um fizer sua parte...

 

SEJA CORAJOSO

A coragem é indispensável para fazermos as coisas certas. Quem está inseguro terá uma única preocupação: Defender-se.

O covarde não esquenta a cabeça com a ética ou com o bem geral. O que ele quer é encontrar um refúgio que o tire da linha de tiro, mesmo que isso signifique prejudicar os outros.

Por isso, o corajoso é parte essencial do progresso da sociedade. O medo só nos faz andar para trás. Pedro Valadares.

EM TEMPO: Para quem não sabe, além de político, Valadares era advogado. Ele morreu no dia 13 de agosto de 2014, no mesmo acidente aéreo que vitimou o então candidato à presidente da república Eduardo Campos. 

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Seja a pessoa que seu cachorro pensa que você é.

 

HÁ DEZ ANOS

Se a Lei diz que depois de certo horário não se pode haver perturbação do sossego público, ela tem de ser cumprida. E quem desobedecê-la arcar com as consequências.

Já passou do tolerável (e faz tempo) o que está acontecendo em alguns pontos da cidade.

Muitos jovens se encontram em determinados locais nos finais de semana e abusam do volume do som. Há, ainda, segundo relatos, outros problemas como, por exemplo, aceleração de carros.

A Polícia Militar tem que ser mais enérgica.

 

HÁ 20 ANOS

Dia 11 de junho a bela Paula Czarnobay Stürmer festeja seus 15 anos de idade.  O elegante evento será realizado no Clube Comercial que, a exemplo da irmã, a Gaby, também foi por lá. Em junho de 2003.Foi exuberante.

Um fato interessante. É que naquela noite/madrugada a Banda Reação em Cadeia se apresentou na cidade. Foi na Farol. Por causa da festa o início do show iniciou às 03h da madrugada. É que muitos que participaram do aniversário também iriam ao show.

 

O SOM

“Há muito tempo que estamos perdidos. Apatia gelada somada para preencher o vazio da motivação”. Parte da letra de ‘Confusion And Frustration In Modern Times’ - Sum 41.

 

Cine Peperi e confira!

Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis  nas telonas do  Cine Peperi.

Acesse o SITE Cine Peperi e confira! 

 

Thunderbolts

SINOPSE

Após suas aparições em Black Widow e Hawkeye, Florence Pugh retorna ao Universo Marvel como Yelena Belova, uma assassina implacável que se une a um time de anti-heróis em missões para o governo dos Estados Unidos. Em Thunderbolts, Yelena faz parte de uma equipe composta por ex-supervilões redimidos, prontos para agir em nome de causas controversas. Thunderbolts traz uma nova abordagem ao explorar personagens desajustados e suas lutas internas, enquanto enfrentam desafios de alto risco para o governo, misturando ação, humor e dilemas morais.

 

FICHA TÉCNICA

Classificação: 18 anos

Duração: 140 minutos

Gênero: Ação

Companhia: Marvel

Elenco: Florence Pugh, Sebastian Stan, David Harbour

 

.

.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 24º - Mínima 14º
Céu nublado

Domingo
Máxima 26º - Mínima 12º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 26º - Mínima 16º
Céu nublado

Terça
Máxima 26º - Mínima 14º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.