Durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, foram realizadas duas homenagens a atletas e entidade esportiva. Leia mais a seguir.
DESTAQUES DO JUDÔ
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste prestou homenagem ao sensei Juliano Maurício Siebel e à atleta Gabrieli Pasa Borsatto por seu protagonismo no cenário estadual e nacional do judô. A homenagem foi proposta pela vereadora Sisse Abdalla Velozo (PSD) através de uma moção de aplauso.
Conforme a vereadora, o sensei Juliano Siebel celebra neste ano quatro décadas de trajetória no judô, com passagens de destaque como atleta – com títulos estaduais, medalhas em competições militares e nos Jogos Abertos de Santa Catarina – e como técnico. Desde 2013, é fundador e treinador da Associação de Judô do Extremo Oeste, pela qual já formou diversos campeões. “Seu trabalho ultrapassa os tatames, sendo reconhecido por seu comprometimento com a formação ética e disciplinar dos jovens, refletindo os valores fundamentais do esporte e do judô”, destaca a autora da moção.
Juliano também tem se destacado como técnico da seleção catarinense de judô. Em 2024 e 2025, esteve à frente da equipe que conquistou medalhas de bronze em competições nacionais, com participação direta dos atletas Gabrieli Pasa Borsatto e Vinicius Weiss. Recentemente, foi convocado para compor a coordenação técnica da Federação Catarinense de Judô e como técnico para os Jogos da Juventude, em Brasília.
A atleta Gabrieli Pasa Borsatto, de apenas 16 anos, é apontada como uma das melhores da categoria Cadete +70kg do país, ocupando o 6º lugar no ranking nacional da Confederação Brasileira de Judô. Suas conquistas recentes incluem o 1º lugar no Campeonato Brasileiro Região V, na Copa Santa Catarina e no Campeonato Estadual Cadete; além de pódios nos JESC e no Campeonato Brasileiro Cadete, em disputas individuais e por equipes.
“Ambos representam, com mérito, o esporte miguel-oestino e demonstram, por meio de suas conquistas e conduta, o verdadeiro espírito do judô: disciplina, coragem, superação e respeito”, afirma Sisse. Segundo a vereadora, a moção é “um reconhecimento institucional da Câmara de Vereadores à dedicação exemplar desses dois nomes que dignificam nosso esporte, inspiram nossos jovens e projetam positivamente o nome da nossa cidade”.
DESTAQUE NA CAPOEIRA
A vereadora Andréia Rebelato (PSD) apresentou uma moção de aplauso em reconhecimento à equipe Capoesmo pela expressiva participação na IV Copa Oeste de Capoeira, realizada em Foz do Iguaçu, no dia 28 de junho de 2025.
A proposição é dirigida ao contramestre Edson Seringueira e às atletas Valentina Câmara de Souza e Emilly Emília Gasparetto, que representaram o município com destaque em meio a 278 atletas de diversas cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul. A equipe miguel-oestina foi a única representante de Santa Catarina no evento.
Conforme a autora da moção, a competição avaliou critérios como ataques com mãos e chutes, defesas, quedas e acrobacias. Valentina conquistou o primeiro lugar na categoria feminino de 11 a 13 anos, enquanto Emilly garantiu a terceira colocação na mesma categoria. “Valentina participa da oficina de capoeira desde os 6 anos na Escola Tranquilo Rigoni e Emilly participa da oficina há 4 anos na Escola Attilio Luiz Calza”, destaca a vereadora.
A equipe Capoesmo é formada por alunos das oficinas de capoeira promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, abrangendo oito núcleos em São Miguel do Oeste. A moção enaltece também o trabalho de Edson Seringueira, apontado como “referência no trabalho com a capoeira em nossa cidade”.
Segundo Andréia, a moção expressa o reconhecimento da Câmara ao talento e empenho da equipe, que “representou São Miguel do Oeste de forma tão honrosa em um evento de dimensão regional”.
Ascom